Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Projetos de Pesquisa

Caracterização Isoenzimática de Micobactérias de Crescimento Rápido Isoladas de Surtos de Infecções Cutâneas após Procedimentos Invasivos no Brasil (Subprojeto do Projeto de Pesquisa: Caracterização Fenotípica e Genotípica de Micobactérias de Crescimento Rápido Relacionadas à Epidemia de Infecções de Sítio Cirúrgico no Estado do Rio de Janeiro (Coordenação: Instituto de Microbiologia da UFRJ)

No Brasil, as infecções nosocomiais, ou relacionadas aos cuidados com a saúde. representam um problema emergente, porém são raras as investigações e relatos de casos e surtos por micobactérias de crescimento rápido (MCR), especialmente Mycobacterium abscessus, Mycobacterium chelonae e Mycobacterium fortuitum. Recentemente, investigações epidemiológicas confirmaram a ocorrência de infecções pós-cirúrgicas por MCR (M. abscessus, M. chelonae e M. fortuitum) em pacientes submetidos a procedimentos invasivos, especialmente por vídeo e mesoterapia, em âmbito nacional. Devido a importante associação de MCR com infecções nosocomiais faz-se necessário a realização de estudos de vigilância epidemiológica para a investigação de possíveis surtos por esses microrganismos em serviços relacionados à saúde, baseados, principalmente, na identificação e caracterização de marcadores bioepidemiológicos. O objetivo geral dessa proposta é a avaliar o emprego da técnica de análise do polimorfismo eletroforético de isoenzimas (multilocus enzyme electrophoresis &8211; MLEE) como novo instrumento para estudos da diversidade populacional de micobactérias de crescimento rápido isoladas de diferentes períodos e localidades.
Este subprojeto de Coordenação local (DCB/ENSP) faz parte do projeto de pesquisa Caracterização Fenotípica e Genotípica de Micobactérias de Crescimento Rápido Relacionadas à Epidemia de Infecções de Sítio Cirúrgico no Estado do Rio de Janeiro, coordenado pelo Dr. Rafael Silva Duarte, professor do Departamento de Microbiologia Médica do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento : DCB - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Responsável : ADRIANA HAMOND REGUA MANGIA

Linha de Pesquisa : VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Grupo de Pesquisa : VIGILÂNCIA DE BASE LABORATORIAL DE DOENÇAS INFECCIOSAS

Subárea de Conhecimento: 2.12.00.00-9

Palavra Chave:
CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR
ELETROFORESE DE ISOENZIMAS
EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR
M. ABSCESSUS
M. CHELONAE
M. FORTUITUM
MICOBACTÉRIA DE CRESCIMENTO RÁPIDO (MCR)
TIPAGEM MOLECULAR
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Natureza:
PESQUISA

Ano do início: 2008

Ano do fim: 2009

Situação: EM ANDAMENTO

Participantes internos:
Não informado

Participantes externos:
JORGE LUIZ MELLO SAMPAIO
RAFAEL SILVA DUARTE

Financiamento:

Agência: CNPQ
Valor Recebido: R$ 16.000,00
Contrato: EDITAL DE PESQUISA

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos