Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Saúde lança nova etapa da campanha de planejamento familiar

O Ministério da Saúde lança, nesta sexta-feira (07/03), na Bahia, ampla campanha de esclarecimento e estímulo ao planejamento familiar. A intenção do governo é garantir o maior acesso à informação e aos métodos contraceptivos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O estado foi escolhido porque duas pesquisas qualitativas realizadas pelo Ministério da Saúde apontaram que a Bahia concentra o maior número de famílias com muitos filhos e há maior incidência de gravidez precoce não-planejada.

No anúncio da campanha, também será lançada uma cartilha de bolso sobre a promoção e atenção à saúde da mulher e os avanços dos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos nos 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, serão entregues a todos os estados e municípios 11 milhões de cartelas de pílulas anticoncepcionais, do total de 50 milhões previstos para este ano.

A campanha de esclarecimento no rádio e na televisão terá como slogan "Se cuide, filho não é brincadeira" e será veiculada no período de 09 a 22 de março. A campanha terá também cartazes e anúncios em revistas. "A intenção do Ministério é cumprir o compromisso firmado pelo governo Lula, de ampliação do acesso a informação e aos métodos contraceptivos disponíveis no SUS, garantindo que a mulher e o homem escolham quantos filhos querem ter e quando ter", ressaltou o secretário de Atenção a Saúde do Ministério da Saúde, José Carvalho de Noronha.

As Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde de 27 estados e capitais e dos municípios de Campinas e Ribeirão Preto, em São Paulo, ficarão responsáveis por redistribuir os métodos aos municípios. Essa estratégia foi pactuada com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) e com o Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS). Com a distribuição descentralizada, o objetivo é agilizar a chegada dos métodos à população.

A entrega dos demais métodos contraceptivos, como os anticoncepcionais injetáveis, dispositivos intra-uterinos (DIUs), diafragmas, entre outros será em até 90 dias.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos