Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Centro Colaborador em Alimentação colhe bons frutos em 2007

"O ano de 2007 representou um amadurecimento para o Centro Colaborador da ENSP. Conseguimos produzir muitas coisas que vinham sendo desenvolvidas ao longo dos outros anos. Foi o ano de uma colheita produtiva, que nos deu know-how para termos melhores colheitas daqui pra frente". A frase da coordenadora do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Região Sudeste (Cecan/ENSP/Fiocruz), Denise Cavalcante de Barros, reflete a satisfação pelo trabalho realizado no Cecan em 2007 e as expectativas para 2008. A perspectiva de trabalhar um projeto de 'Saúde, nutrição e qualidade de Vida' dentro da instituição e a inauguração do Laboratório de Antropometria, fruto de uma parceria do Centro de Saúde Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) com o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), receberam destaque da pesquisadora e são as promessas de um novo ano ainda mais enriquecedor.

O Cecan Sudeste está na Fiocruz desde 1997, vinculado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP). Além de assessorar a coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGPAN/MS) e os estados, no sentido de fomentar políticas na área de alimentação e nutrição, o Centro tem como missão formar profissionais nesse campo e articular os diversos saberes entre eles. "Nos vemos dentro de uma missão muito grande. Dentro da instituição, temos um compromisso voltado para a formação, para a pesquisa, para o desenvolvimento de novas metodologias - e trabalhamos muito com o desenvolvimento de material educativo -, e para a formação a distância. Também temos uma perspectiva grande de trabalhar um projeto de saúde, nutrição e qualidade de vida, no qual queremos reconhecer as pessoas que atuam em nossa área no país e articulá-las, fomentando a formação da Rede. Isso ajudaria muito na consolidação da política nacional de alimentação e nutrição proposta pelo Ministério da Saúde".

Denise ainda destacou a atuação do Cecan na linha de promoção da saúde - que é uma linha de pesquisa da Fiocruz - e nas áreas de avaliação nutricional, políticas públicas e ensino. "Formamos na área de Alimentação e Cultura, na de vigilância alimentar e nutricional para profissionais da rede SUS e de Saúde indígena. Fazemos parte do quadro de professores dos diversos cursos da ENSP, ou seja, temos uma interface grande com a instituição", completou.

Parceria com o Terrapia e novo laboratório

Além de buscar a articulação com os profissionais que já atuam no campo e os que trabalham nos serviços, em 2008, o Cecan pretende implementar a sua atuação diretamente com a população. Segundo a coordenadora, a idéia é atuar junto com o Projeto Terrapia, por meio de oficinas culinárias, construindo, em conjunto com a população de Manguinhos e com os alunos e funcionários da Escola, formas prazerosas e saudáveis de se alimentar.

Entretanto, uma das maiores expectativas para 2008 é a inauguração do Laboratório de Antropometria. Denise explicou que ele terá três missões. "A primeira delas é a formação de profissionais que trabalham com peso, estatura e comprimento nos serviços de saúde com crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Eles seriam formados periodicamente e seriam profissionais do Centro de Saúde da ENSP. A segunda seria formar profissionais de toda a região sudeste, porque fazemos parte do centro colaborador desta região. Também temos uma perspectiva de pesquisa. Há várias demandas da ENSP para pesquisas que envolvem a avaliação nutricional antropométrica e, nesse caso, estaremos aqui para atendê-los".

O laboratório surgiu de uma parceria do Centro de Saúde com o Cesteh e será inaugurado em março. "Pretendemos fazer uma sessão cientifica e vamos formar primeiro o grupo que vai ficar à frente do laboratório. Minha equipe e a do pesquisador William Waissmann (Cesteh) estão articulando o laboratório. Isso é um sonho antigo, pois temos toda uma historia da antropometria com o MS que está se realizando".

A pesquisadora ainda destacou a experiência exitosa da parceria do Cecan/ENSP com a pesquisadora Denise Oliveira, da Diretoria Regional de Brasília/Fiocruz, principalmente na formação da Rede Interinstitucional de Pesquisa sobre Alimentação e Cultura (Rede A&C), inaugurada no Dia Mundial da Alimentação (16/10). "O objetivo, a partir de agora, é trabalharmos na incrementação do site para torná-lo, de fato, uma ferramenta de integração entre as diversas instituições de ensino e pesquisas envolvidas. Além do mais, está na pauta de trabalho o resgate das nossas atividades com o Museu da Vida para apresentar materiais educativos para jovens e adolescentes. Em abril, pretendemos dar inicio à próxima turma do curso de Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena, com a formação de uma turma de aperfeiçoamento - para nível superior - e desenvolvimento - para nível médio. Iremos formar 260 alunos. Além disso, estamos, também em conjunto com a Fiocruz de Brasília, trabalhando na realização de um Curso de Especialização para Gestores de Políticas de Alimentação e Nutrição, na perspectiva de um mestrado profissional. Todas essas atividades resultam dos trabalhos que estamos realizando há algum tempo. São frutos das sementes que a gente vai plantando e dão, cada vez mais, bom resultados", concluiu Denise.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos