Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Palestra sobre cuidado nas práticas de saúde abre mestrado da ENSP

A Coordenação doTeias-Escola Manguinhos realiza, nesta sexta-feira (2/3), às 13 horas, no salão internacional da ENSP, a conferência de abertura do ano letivo do Mestrado Profissional em Atenção Primária com Ênfase na Estratégia de Saúde da Família, com a palestra O cuidado nas práticas de saúde, ministrada pelo professor da USP, José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres. O evento é aberto ao público.

O curso da ENSP é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio de Janeiro e tem a finalidade de fomentar a produção de novos conhecimentos e inovações na atenção primária em saúde na cidade do Rio de Janeiro, integrando parcerias entre instituições acadêmicas e a rede municipal de saúde.

O mestrado é coordenado pela pesquisadora da ENSP Elyne Montenegro Engstrom. Seu principal objetivo é sistematizar o conhecimento técnico-científico produzido na prática dos profissionais de saúde, visando à ampliação e desenvolvimento de competências que qualifiquem o trabalho na Atenção Primária em Saúde (APS), com ênfase na Estratégia de Saúde da Família (ESF), e contribuam para o fortalecimento do SUS. Em suas linhas de ação estão: o desenvolvimento de competências para realizar a Gestão do Cuidado do indivíduo, da família e da comunidade; o desenvolvimento de competências para realizar atividades de Educação em Saúde (preceptoria, educação permanente, metodologias de ensino e aprendizagem) no âmbito da ESF; o desenvolvimento de competências para a Produção de Conhecimento em Serviços de Saúde; entre outros.

Confira o currículo lattes do palestrante:

José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres é graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj - 1983). Especializou-se em Medicina Preventiva no Programa de Residência Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (DMP-FMUSP - 1985). Obteve os títulos de mestre em Medicina, área de concentração de Medicina Preventiva (DMP-FMUSP - 1991); doutor em Medicina, área de concentração Medicina Preventiva (DMP-FMUSP - 1995), livre-docente em Medicina Preventiva (DMP-FMUSP - 2003) e professor titular na área de Medicina Preventiva/Disciplinas de Atenção Primária em Saúde (DMP-FMUSP - 2005). Trabalha como docente em regime de dedicação integral e exclusiva no DMP-FMUSP. É pró-reitor adjunto de Extensão Universitária da USP, presidente da Comissão de Cultura e Extensão da FMUSP; chefe do Departamento de Medicina Preventiva; membro do Conselho Diretor do Projeto Região Oeste (contrato de gestão entre a FMUSP e Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo) e presidente do Conselho Diretor do Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa da FMUSP.

Sua área de interesse é a Saúde Coletiva, com ênfase na Atenção Primária em Saúde. É consultor ad hoc de revistas nacionais e estrangeiras (Revista de Saúde Pública, Cadernos de Saúde Pública, American Journal of Public Health, Social Sciences and Medicine, entre outros). É do Conselho Editorial das revistas Ciência e Saúde Coletiva; Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Nursing Philosophy, entre outras. É consultor de agências de fomento (Fapesp, CNPq, Capes) e órgãos governamentais (Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo etc.). Sua produção abarca os seguintes temas: ações e programas na atenção primária em saúde, prevenção e promoção da saúde, saúde do adolescente, HIV/Aids, risco e vulnerabilidade (aspectos conceituais e aplicados), estratégia de saúde da família, desenvolvimento histórico-epistemológico das ciências da saúde, em particular da epidemiologia, integralidade e cuidado em saúde.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos