Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Curso apresenta realidade de comunidades no RJ

Uma parceria envolvendo o Laboratório de Internet, Saúde e Sociedade, da Escola Nacional de Saúde Pública (Laiss/ENSP), e o curso de Saúde Comunitária: uma construção de todos, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), produziu sete vídeos sobre saúde e a realidade das comunidades do Rio de Janeiro. Os vídeos, que abordaram os temas Água, Nutrição, Violência e Drogas, Hanseníase, Lixo, Tuberculose e Insetos como Vetores de Doenças, fizeram parte da formação de oito turmas do curso de Saúde Comunitária. A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Pública (PDTSP-Teias) da Fiocruz.

Coordenador do Laiss e pesquisador do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, André Pereira lembra que a proposta foi trabalhar em conjunto com o curso de Saúde Comunitária, por meio do PDTSP, utilizando um programa de edição de vídeos para auxiliar o trabalho de conclusão dos alunos. Apesar do tempo limitado (os alunos tiveram cinco aulas), segundo ele, o resultado foi bastante positivo. "Em relação ao tempo disponível para as aulas, o resultado foi muito bom. A ideia era que eles produzissem informação e trouxessem a realidade da comunidade de Manguinhos para dentro da internet. Eles perceberam o que queríamos e fizeram isso utilizando um recurso da informática".

O coordenador de Saúde Coletiva, Antonio Henrique Almeida de Moraes Neto, afirmou que o curso está na sua segunda edição e, após uma avaliação com a primeira turma, foi destacada a necessidade de acoplar um curso de informática à formação dos alunos. Segundo ele, a coordenação buscou fazer um tripé envolvendo o Saúde Comunitária e os cursos de informática e imagem e microscopia.

"A partir da avaliação da primeira turma surgiu a demanda do curso de informática, pois eles apresentavam seus trabalhos em cartazes. Com isso, no âmbito do PDTSP, houve a proposta do André para o curso do Laiss, que formou oito turmas, com uma média de treze alunos. A formação em Saúde Comunitária ganhou muito em qualidade, além de os alunos também terem recebido certificado pela ENSP. Agora, temos uma iniciativa Fiocruz, por meio do PDTSP, com a parceria ENSP - IOC".



"Seremos multiplicadores em nossas comunidades"

Angélica de Almeida, de 31 anos e aluna do curso, afirmou que as aulas foram extremamente proveitosas para ela e seus colegas. Ela revelou não saber que possuía o Movie Maker em seu próprio computador até fazer o curso e elogiou a iniciativa para os moradores da região. "Muitas pessoas aqui da comunidade não têm esse espaço para aprender esses recursos e, principalmente, de forma gratuita", admitiu.

Simone da Silva Quintella, moradora do Amorim e funcionária da Direh, afirmou que o curso do Laiss subsidiou a apresentação dos trabalhos, já que muitos alunos sequer tinham acesso ao programa Movie Maker. Ela, que apresentou o trabalho sobre tuberculose, lembrou que cada grupo tinha que desenvolver uma ação em sua comunidade sobre o tema escolhido - o que trouxe uma integração grande com os colegas e a comunidade. "O curso de informática nos apresentou ferramentas para dar cara ao nosso projeto. Já em relação às ações que tínhamos que promover para o Saúde Comunitária, recolhemos materiais de divulgação no Centro de Saúde da ENSP e fomos à feira livre de Manguinhos, onde montamos uma tenda e realizamos um trabalho de divulgação e conscientização da doença. O curso de Saúde Comunitária foi de grande valia, pois recebemos muitas informações na área de saúde, onde seremos multiplicadores em nossas comunidades, fazendo, assim, a diferença".


Em março, o Laboratório de Internet, Saúde e Sociedade abrirá inscrição para dois cursos: o de Introdução à informática e o curso de Edição de Vídeos usando o Movie Maker. O Laboratório fica na sala 28-A, no prédio do Antigo Politécnico. O endereço eletrônico para contato é laiss@ensp.fiocruz.br.

Foto feira em Manguinhos: arquivo pessoal de Simone Quintella

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos