Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ONU reúne documentos para Rio+20

A página eletrônica da Organização Mundial das Nações Unidas no Brasil reuniu uma série de documentos que servem de referência para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, programada para 20 de junho de 2012, no Rio de Janeiro. A página contém quatro documentos - são eles: O futuro que queremos - Rascunho zero do documento final; Relatório Economia Verde - Síntese para tomadores de decisão; Cuidando das águas; e Financiamentos públicos e mudança do clima. Os textos estão disponíveis para download no próprio site da ONU.

Rio+20

A Conferência Rio+20 ocorrerá no Brasil de 20 a 22 de junho de 2012, marcando o 20° aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Unced), que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992, e o 10° aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD), ocorrida em Johanesburgo em 2002. Seu objetivo é assegurar um comprometimento político renovado com o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.

A Rio+20 foi tema da semana comemorativa dos 57 anos da ENSP, realizada em setembro de 2011.

O primeiro documento apresentado, O futuro que queremos - Rascunho zero do documento final, traz sugestões, ideias e comentários de 643 propostas enviadas por Estados-membros, agências internacionais, organizações não governamentais e grupos políticos, e será o principal texto a ser discutido pelos líderes mundiais na conferência para garantir um compromisso político renovado para o desenvolvimento sustentável. Os demais documentos englobam a luta contra a pobreza e a promoção de um século XXI sustentável, soluções para melhorar a qualidade dos recursos hídricos e um estudo sobre financiamentos públicos e mudança do clima.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos