Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Trabalhos de Residência são premiados em congresso

Tatiane Vargas

Três residentes e um dos coordenadores dos Programas Integrados de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (MFC) do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) e do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que atuam no Teias - Escola Manguinhos, participaram da Jornada de Residentes de Medicina da Família e Comunidade, no Paraguai, por ocasião da IV Cumbre Iberoamericana e do IV Congresso Paraguaio de Medicina Familiar. Durante o evento, foram apresentados quatro trabalhos científicos, com três premiações. A participação da equipe no congresso contou com o apoio da Cooperação Técnico-Científica 41 Brasil - Paraguai entre a Fiocruz e Organização Panamericana da Saúde (Opas/Brasil).

Os residentes Rodolfo Deusdará, Fernanda Viana Campos (foto), Eduardo Bianck Menezes e o coordenador e professor do Programa de Residência em MFC, Carlos Eduardo Aguilera Campos, foram os participantes do evento. Além do trabalho Avaliação da Atenção Primária à Saúde desde a perspectiva dos usuários, contemplado com o primeiro lugar na categoria apresentação oral, receberam ainda menção honrosa os trabalhos: Sensibilização dos ACS do Programa Saúde da Família de Santa Maria RJ, de autoria da residente em MFC, Juliana Serra Walsh, e Abordagem e Paciente com Transtorno em Saúde Mental na APS da Clinica de Família Vitor Valla Manguinhos, Rio, Brasil, de autoria do residente em MFC Rodolfo Deusdará.

No âmbito da Cooperação Técnico-Científica 41 Brasil - Paraguai, foram realizadas também encontros com membros do Ministério Del Salud Publica y Bienestar Social (MSPyBS) do Paraguai, para tratar de atividades previstas para os próximos meses, entre elas: planejamento e organização da I Mostra de Saúde da Família do Paraguai, que será realizada em março de 2012; elaboração do Manual de Funcionamento e da Carteira de Serviços das Unidades de Saúde da Família; e assessoria para a constituição de redes de Atenção em Saúde. De acordo com o coordenador e professor do Programa de Residência em MFC, Carlos Eduardo Aguilera Campos, "todo este trabalho conta com o apoio da Opas Brasil, Opas Paraguai e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)".

Segundo Carlos Eduardo, o MSPyBS alcançou a meta de implantar 704 equipes de Saúde da Família em todo o pais no ano de 2011. "Até o final da atual gestão - 2008-2012 - busca-se alcançar a meta de implantação de um total de mil equipes. A presença e o apoio da Fiocruz neste esforço tem sido decisiva", destacou o coordenador. O Programa de Cooperação Internacional em Saúde com o Paraguai, em parceria com a ENSP teve como principal objetivo levar o modelo de Estratégia de Saúde da Família ao país.

Sobre o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade

O objetivo do curso é proporcionar ao médico residente condições teóricas e práticas para desempenhar as ações de promoção à saúde e de uma atenção individual dentro dos princípios e da missão da Estratégia de Saúde da Família para a Atenção Básica de Saúde. Os Programas (HUCFF e CSEGSF) são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), e contam com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. Ela é oferecida sob a forma de especialização, destinada a médicos e caracterizada por treinamento em serviço, em regime de tempo integral, com 60 horas semanais.

O credenciamento pela CNRM é feito de acordo com as normas estabelecidas pela Resolução nº. 002/2006, de 5 de Agosto de 2004, e oferece bolsa auxílio de R$1.916,45. O programa tem dois anos de duração, com 20 % de atividades teóricas e teórico-práticas e mais 80% de atividades práticas de formação em serviço. As atividades teóricas são desenvolvidas nas dependências da ENSP, sendo acompanhadas por docentes e pesquisadores.

Essas atividades são estruturadas de forma a possibilitar a problematização da realidade por meio de orientações específicas, seminários, estudos de caso, aulas expositivas, clube de revista e outras formas de ensino. Já as atividades práticas de formação são feitas em serviço, sob a supervisão de preceptores, nas equipes de saúde da família do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e na Clinica de Família Victor Valla. Outros estágios práticos acontecem em unidades da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Prefeitura Municipal. Este ano se inscreveram 23 candidatos para as 8 vagas para R1, sendo 4 vagas do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e quatro vagas do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos