Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Centro de Saúde Escola comemora Dia do Diabetes com caminhada

Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), em parceria com o Teias-Escola Centro Municipal de Saúde Manguinhos, promoverá, no dia 17 de novembro, a Caminhada pela Saúde: Diabetes não Discrimina. A atividade de promoção da saúde acontecerá das 8h às 10h. A caminhada, coordenada pela nutricionista do CSEGSF Sueli Rosa Gama, faz parte da campanha do Dia Mundial do Diabetes, que acontece em 14 de novembro, iniciativa da Federação Internacional de Diabetes e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). De acordo com a pesquisadora em Saúde Pública da ENSP Zélia Pimentel Andrade, a caminhada é mais um evento promovido pelo Grupo de Educação e Saúde do CSEGSF, que reúne os profissionais que trabalham na linha do cuidado e da promoção da saúde.

O coordenador do Núcleo de Comunicação e Saúde em Espaços Coletivos (Naecos/CSEGSF), Gilberto Reis, destacou que esse grupo busca ações multidisciplinares em prol da melhoria da qualidade de vida dos moradores do território. Dentre suas metas, em 2011, o grupo já realizou seis eventos de datas comemorativas da saúde.

A Caminhada pela Saúde: Diabetes não Discrimina será monitorada pelo professor de educação física do Teias-Escola CMS Manguinhos José Augusto Guimarães de Oliveira, que já vem promovendo caminhadas dentro do campus Manguinhos todas as terças e quintas-feiras, saindo do CSEGSF, às 8h30. Antes da caminhada são realizadas práticas laborais direcionadas aos usuários e funcionários.

O percurso da caminhada do dia 17 de novembro terá início na porta do CSEGSF, passando pela Avenida Beira Mar (via localizada nas margens do Rio Faria Timbó) até o campo de futebol da Fiocruz. O retorno terá o mesmo percurso.

Sobre o diabetes:

O diaberetes ou diabetes mellitus é uma doença crônica, autoimune, caracterizada pela deficiência da produção de insulina pelo organismo. O problema pode aparecer desde a infância e também na fase adulta. Envolve o metabolismo da glicose no sangue, podendo ser apresentado de várias maneiras.

Os tipos mais conhecidos são os tipos 1 e 2. A falência das células beta no pâncreas caracteriza o primeiro, que acomete com mais frequência crianças e adolescentes. O diabetes tipo 2, cuja carga genética é bem maior, ocorre por resistência à ação da insulina, tendo a obesidade como um dos principais fatores desencadeantes, e aparecendo na idade adulta. Hábitos alimentares saudáveis e atividades físicas regulares são cuidados que todos devem assumir no dia a dia para evitar e/ou minimizar essa doença.

Crédito foto: cartilha dos pacientes renais (

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos