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Debate sobre formação em APS abre curso da ENSP

A mesa-redonda A formação em Atenção Primária: mestrado profissional e metodologias dá início, nesta sexta-feira (2/9), ao mais novo mestrado profissional da ENSP. O curso em Atenção Primária em Saúde na Estratégia de Saúde da Família tem a finalidade de fomentar a produção de novos conhecimentos e a inovação na Atenção Primária à Saúde na cidade do Rio de Janeiro. Participam dos debates o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, o subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde, da SMSDC-RJ, Daniel Soranz, a coordenadora do Teias-Escola Manguinhos, Elyne Engstrom, e o pesquisador da Escola Carlos Otávio Fiuza. O evento, marcado para as 9 horas, no salão internacional da ENSP, é aberto a todos os interessados, não sendo necessária inscrição prévia.

O curso é resultado de uma parceria entre a ENSP e a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio de Janeiro, sendo coordenado pela pesquisadora da Escola Elyne Engstrom. Entre os alunos, o curso reúne profissionais da área de Saúde, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, odontólogos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, fonoaudiólogos, profissionais de educação física - que atuam na ESF e dão apoio matricial às Equipes de Saúde da Família no âmbito da SMSDC-RJ.

Seu principal objetivo é sistematizar o conhecimento técnico-científico produzido na prática dos profissionais de saúde, visando à ampliação e desenvolvimento de competências que qualifiquem o trabalho na Atenção Primária em Saúde (APS), com ênfase na Estratégia de Saúde da Família (ESF), e contribuam para o fortalecimento do SUS. Em suas linhas de ação estão: o desenvolvimento de competências para realizar a gestão do cuidado do indivíduo, da família e da comunidade; o desenvolvimento de competências para realizar atividades de Educação em Saúde (preceptoria, educação permanente, metodologias de ensino e aprendizagem) no âmbito da ESF; o desenvolvimento de competências para a produção de conhecimento em serviços de saúde; entre outros.

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