Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP participa da campanha contra pólio neste sábado

No dia 13 de agosto, acontecerá a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP e a Clínica da Família Victor Valla (CFVV), que integra a iniciativa Teias-Escola Manguinhos, esperam aplicar cerca de 3,5 mil doses. A vacina contra a poliomielite é destinada a crianças menores de 5 anos e a única restrição é para pessoas que fazem algum tipo de tratamento ou são portadores de doenças que afetam o sistema imunológico. A Clínica da Família Victor Valla preparou atividades lúdicas para receber as crianças. Durante a campanha, que acontecerá das 8h às 17h, também será possível atualizar a carteira de vacinação das crianças contra outros tipos de doenças.

Nesta segunda etapa da campanha contra a pólio, o Ministério da Saúde irá proteger ainda crianças de 18 estados e do Distrito Federal contra o sarampo. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Sul já imunizaram as crianças de 1ano a menores de 7 anos contra o sarampo, mas os municípios que não atingiram a meta vão continuar distribuindo as doses até o dia 16 de setembro. São eles: Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

De acordo com o Ministério da Saúde, as crianças que foram vacinadas durante a primeira etapa da campanha precisam novamente tomar as gotinhas. Na primeira etapa, o objetivo do Ministério era vacinar cerca de 14 milhões de crianças de até 5 anos contra a pólio e, aproximadamente, 10 milhões de crianças entre 1 e 7 anos contra o sarampo. Agora, o MS pretende atingir pelo menos 95% das crianças de até 5 anos de idade.

A Clínica da Família Victor Valla, localizada na Av. Dom Hélder Câmara 1.390, anexa à UPA Manguinhos, atende os moradores da região e é um dos Núcleos de Apoio às Equipes do Saúde da Família, funcionando como uma pequena rede social e assistencial com ensino, pesquisa e inovação. A clínica completou seu primeiro ano de atuação em abril de 2011 e nela estão alocadas 5 das 11 equipes de Saúde da Família.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos