Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Crescer Saúdável promove boas práticas de saúde

Filipe Leonel

Tornar a criança um agente modificador e orientador de hábitos alimentares saudáveis na sua residência, escola ou território onde vive é um dos objetivos do projeto Crescer Saudável, desenvolvido pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Região Sudeste (Cecan/ENSP), em parceria com a coordenação de Projetos Sociais da Presidência da Fiocruz e a Rede CCAP. O trabalho, coordenado na ENSP pelas nutricionistas Denise Cavalcante de Barros e Roberta Araújo, é desenvolvido com crianças de 8 a 12 anos, no Campus Fiocruz Mata Atlântica, e propõe a realização de atividades físicas e práticas relacionadas à alimentação saudável e faz compõe uma proposta mais ampla de um arranjo sócio-produtivo para segurança alimentar, nutricional e ambiental no Rio de Janeiro.


O projeto teve início no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP (CSEGSF), quando as nutricionistas observaram um grande número de casos de crianças com alto índice de obesidade na região, e propuseram a formação de um grupo interdisciplinar para incentivar à boa alimentação e a realização de atividades físicas e outras práticas saudáveis.

"No primeiro momento tivemos essa demanda do Centro de Saúde Escola, com a Ana Lúcia Fittipaldi, mas, por se tratar de um ambiente que normalmente é 'procurado' em função de algum problema de saúde, não tivemos a adesão das crianças ao grupo conforme esperávamos. A partir dessa constatação e da reavaliação do nosso trabalho, verificamos que seria necessário irmos para os espaços que as crianças frequentam, como as escolas, centros esportivos e passamos a redesenhar o projeto", afirmou Roberta Araújo, nutricionista responsável.

De acordo com Denise Barros, o projeto estava sendo construído para a região de Manguinhos, quando surgiu um convite da Fiocruz Mata Atlântica para desenvolver o Crescer Saudável nas as crianças que frequentam o Núcleo de Educação Não-Formal do pavilhão, a chamada Casinha Branca. "Quando desenhamos o projeto para o campus Mata Atlântica, a coordenação de Projetos Sociais da Presidência da Fiocruz lançou um edital do qual passamos a fazer parte. Seu objetivo era formar um arranjo sócio-produtivo em segurança alimentar e nutricional e, junto com outros dois subprojetos e o apoio da Rede CCAP, colocamos o Crescer Saudável em prática."

Projeto será desenvolvido no Teias - Escola Manguinhos

O trabalho é desenvolvido com crianças de 8 a 12 anos e propõe atividades que a possam ser desenvolvidas no seu dia-a-dia e repassadas aos diversos ambientes que frequentam. "Realizamos atividades físicas e práticas relacionadas à boa alimentação, como a construção de pirâmides alimentares, oficina de sucos, ou seja, atividades que possam promover a mudança de hábitos e esclarecimento sobre os alimentos que podem levar ao desenvolvimento de colesterol, aumento do açúcar no sangue. Tudo isso por meio de atividades lúdicas e brincadeiras que podem ser repetidas nas suas casas e escolas, tornando a criança um multiplicador de hábitos saudáveis", afirmou Roberta.


O Crescer Saudável propõe oito encontros com as crianças. Assim que for finalizado, a ideia é promover uma reunião com os pais para verificar o aprendizado e as possíveis mudanças de hábito da família. "Um dos objetivos do projeto é provocar uma modificação do território próximo à criança, sua família e seus amigos, formando uma rede de boas práticas de saúde", reafirmou Denise. O projeto será realizado em Manguinhos, no âmbito do Teias Escola - Manguinhos, e as pesquisadoras já estão mapeando os locais para sua realização.

Fotos: Peter Iliccev

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos