Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP promove atividades no Dia Nacional do Diabetes

Isabela Martins

Nesta segunda-feira, dia 27 de junho, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, da Escola Nacional de Saúde Pública (CSEGSF/ENSP), realizou o Dia Nacional do Diabetes. Fazendo uso de ações educativas comandadas por diversos profissionais, o evento objetiva a prevenção, assistência ao tratamento e a promoção à saúde, uma vez que a prevalência de diabetes está cada vez mais preocupante.


O evento contou com uma série de atividades realizadas por profissionais do Centro de Saúde que trabalham com diabetes em diferentes especialidades - nutrição, odontologia, enfermagem, farmácia, laboratório, serviço social -, além do grupo de redução de danos, terapia comunitária e serviço de informação, que estarão trabalhando em conjunto com o objetivo de ajudar a comunidade a ter um estilo de vida melhor.

Excesso de peso, maus hábitos alimentares, sedentarismo, idade avançada, histórico familiar podem aumentar o risco de desenvolvimento do diabetes do tipo 2. Por ser uma doença silenciosa, sintomas como vista turva, boca seca e câimbras, geralmente passam despercebidos. O evento abordou, principalmente, a questão da prevenção da doença através da alimentação saudável, exercícios físicos, entre outras informações de promoção à saúde.

Segundo Sueli Rosa, especialista em nutrição, o objetivo do evento foi orientar a população. "Nossa intenção é a educação, as ações têm o propósito de ensinar as pessoas a usar e manter, de maneira correta, o medicamento, para que possam seguir as orientações e se cuidem de forma melhor". As atividades serão realizadas dentro do espaço coletivo do Centro de Saúde e serão voltadas para a comunidade de Manguinhos e para os trabalhadores da Fiocruz.


Diabetes - O que é?

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Diabetes (Sbem), o diabetes, ou diabetes mellitus, é uma doença crônica, autoimune, caracterizada pela deficiência da produção de insulina pelo organismo. O problema envolve o metabolismo da glicose no sangue, podendo ser apresentado de várias maneiras.

Os tipos mais conhecidos são o tipo 1 e o 2. A falência das células beta no pâncreas caracteriza o primeiro, que acomete com mais frequência crianças e adolescentes. O diabetes tipo 2, cuja carga genética é bem maior, ocorre por resistência à ação da insulina, tendo a obesidade como um dos principais fatores desencadeantes.

Já as demais formas de diabetes podem manifestar-se por lesões anatômicas no pâncreas, decorrentes de diversas agressões tóxicas, seja por infecções, compostos químicos, entre outros.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos