Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP aplica mais de 7 mil doses de vacinas

No sábado (18/6), a Fundação Oswaldo Cruz promoveu mais uma edição do Fiocruz pra Você, evento que reúne uma série de atividades culturais, de divulgação científica e promoção da saúde, bem como prestação de serviços - realizado anualmente, durante a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. Em sua 18ª edição, a atividade reuniu cerca de 1,2 mil voluntários das diversas unidades da Fundação. A Escola Nacional de Saúde Pública, por meio do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CESGSF/ENSP) e da Clínica de Saúde da Família Victor Valla, que integra a iniciativa Teias - Escola Manguinhos, aplicou mais de sete mil e duzentas doses das vacinas contra poliomelite e sarampo.

Além de ter sido responsável pela campanha de vacinação, o CSEGSF promoveu atividades relacionadas à nutrição, odontologia, exames de medição de glicose e informações sobre prevenção de DST/Aids. Também foram realizadas oficinas artesanais, distribuição de preservativos e atividades para pessoas da terceira idade, como o Programa de Assistência e Saúde do Idoso (Pasi).

O objetivo do Ministério da Saúde era vacinar em todo o Brasil, neste primeiro momento, cerca de 14 milhões de crianças de até 5 anos contra a pólio e, aproximadamente, 10 milhões de crianças entre 1 e 7 anos contra o sarampo. Durante o evento, a chefe do Centro de Saúde Escola, Emília Correia, destacou a importância de o país manter o atestado de 'livres de sarampo e de poliomielite'."Essa é a grande missão de todos os pais. É muito importante que vacinem seus filhos", destacou a pediatra. Ela ainda alertou para o prazo de vacinação, que vai até o dia 22 de julho, e para a segunda etapa das campanhas, programada para 13 de agosto.


Ao todo, o Centro de Saúde da ENSP aplicou 2.614 doses da vacina contra o sarampo e 2.647 contra a pólio, totalizando 5.261 doses das duas vacinas. Já a Clínica de Saúde da Família Victor Valla, que integra a iniciativa Teias - Escola Manguinhos, aplicou 945 vacinas contra a pólio e 1.037 contra o sarampo, totalizando 1.982 doses.


*números do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria

"A campanha é uma ação de promoção da saúde, de proteção da saúde das crianças contra a poliomielite e contra o sarampo, que é realizada no Brasil com muito sucesso na erradicação da pólio e no controle do sarampo. Aqui no Fiocruz pra Você foi realizada uma série de atividades de promoção da saúde, e isso combina a ação de proteção com ações culturais e de conhecimento sobre saúde, que são importantes para todas as crianças e todas as famílias", afirmou o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel.

Fiocruz pra Você - Atividades

Em Manguinhos, os estandes contaram com atividades voltadas para o aprendizado em saúde sobre temas como proteção solar, prevenção da saúde bucal, dengue, alimentação saudável, dentre outros. Foram promovidas também ações recreativas para crianças como roda de leitura, pintura facial, teatro de fantoches e oficina de desenho. Para os jovens, foram oferecidas informações sobre oportunidades de estágio no CIEE, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, prevenção ao alcoolismo e jogos interativos. Estande sobre medicamentos conscientizou a população sobre o uso racional de remédios. Além disso, o público pôde conferir um espaço dedicado à divulgação dos projetos da Fiocruz, oficinas, contadores de histórias, apresentações de vídeos e apresentações artísticas e culturais como música, dança, teatro exposição de telas. Houve shows do Balé Favela, do grupo Panela Di Barro, do Afro Lata, dos Flautistas da Proarte (Sivuca), dos Irmãos Brothers Band, do Duo Cancioneiro e da banda Música Urbana.

O evento ainda contou com um estande da Defensoria Pública e outros de incentivo à prática de esportes, abrangendo oficina de capoeira e de shiatsu. Houve também um espaço dedicado à adoção de mascotes (cães e gatos). Os produtos apresentados contaram com a participação de diversas unidades da Fiocruz - que desenvolvem trabalhos no entorno dos campi e com outros parceiros, como movimentos e organizações sociais, além de comunidades de Manguinhos.


Houve ainda atividades nas áreas de câncer de mama, hepatites, diabetes e Parkinson, com distribuição de materiais informativos sobre as doenças, esclarecimento de dúvidas da população e testes para diagnóstico rápido da Hepatite C e do diabetes. Na área de hepatites, foram realizados 1,5 mil testes rápidos anti-HCV em Manguinhos. As pessoas que tiverem resultado positivo serão cadastradas e atendidas no ambulatório da Fiocruz. Para diabetes, foram mil testes de glicemia capilar de resultado rápido, usados para o diagnóstico da doença. O estande sobre câncer de mama ofereceu orientações sobre autoexame e mamografia, além de esclarecer dúvidas sobre a doença. O mesmo tipo de atendimento foi oferecido em um estande temático, que abordou o mal de Parkinson, onde houve a participação de uma médica especialista para conversar com os participantes do evento.

* Com informações da Agência Fiocruz de Notícias

**Fotos: Peter Ilicciev (CCS/Fiocruz)

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos