Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Teias busca novos desafios em experiências nacionais

Com o objetivo de estimular reflexões sobre o Território Integrado de Atenção à Saúde (Teias-Escola Manguinhos) e os trabalhos da Rede Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP-Teias), a Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz vai promover o seminário Redes de Atenção à Saúde no dia 18/3, às 9h. O encontro reunirá profissionais da ENSP, como o diretor da Escola, Antônio Ivo de Carvalho, além de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde do Rio de Janeiro. A reunião será aberta a todos os interessados, não sendo necessária inscrição prévia.

O seminário pretende contribuir para a consolidação do arcabouço teórico e metodológico na área, bem como apresentar o estado da arte de experiências que estão sendo desenvolvidas em outros territórios, e assim estimular os debates e reflexões sobre a rede de pesquisa da Fiocruz. O encontro acontecerá no Auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

A abertura do evento será realizada pela vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Claude Pirmez, acompanhada do vice-presidente de Ambiente e de Atenção e Promoção à Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes, e do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho.

Ainda pela manhã estão programadas as palestras Possíveis contribuições do Projeto QualiSUS MS-BIRD ao processo de implementações de Redes de Atenção à Saúde, que será proferida por Adail de Almeida Rollo, do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento Institucional, do Ministério da Saúde; Redes de Atenção à Saúde - Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), por Lidia Maria Tonon; e Rede de Atenção à Saúde - Posição do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), por Nilo Brêtas Júnior. A mesa será moderada pela pesquisadora da Escola de Governo em Saúde da ENSP Rosana Kuschnir.

Já na parte da tarde, o coordenador do Grupo de Redes da Opas/OMS, Renato Tasca, apresentará o documento de posição da Opas sobre a construção de redes de atenção no SUS. Logo depois, Ana Lucia de Assis Gurgel, do Departamento de Redes da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, falará sobre a Rede do norte de Santa Catarina. O subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde (SMSDC/RJ), Daniel Soranzs, fará uma palestra sobre o Teias-Escola Manguinhos: avanços e limites. A mesa será moderada pelo diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho.

O PDTSP é um programa da Fiocruz de indução à pesquisa estratégica, que visa fomentar as atividades de pesquisa e desenvolvimento voltadas essencialmente para a inovação tecnológica no campo da saúde pública. A ideia da Rede é construir o escopo do projeto em conjunto com os diversos representantes envolvidos, com o objetivo de discutir as melhores estratégias de construção e implementação do PDTSP-Teias.

A Fiocruz assumiu o desafio da gestão do Teias em Manguinhos, em uma cooperação inovadora tripartite entre o governo federal, por intermédio da ENSP e dos governos estadual e municipal do Rio, cujo objetivo é a conformação, no bairro de Manguinhos, de um território integrado de saúde, com um modelo participativo de gestão em saúde enfocando a intersetorialidade e os determinantes sociais da saúde. O conceito do Teias é uma estratégia de aperfeiçoamento político-institucional, gerencial e de organização da atenção do SUS e tem como finalidade integrar as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, reunindo a cobertura de equipes da Saúde da Família, de Saúde Bucal, Centros de Atenção Psicossocial e Núcleos de Apoio às Equipes do Saúde da Família, funcionando como uma pequena rede social e assistencial com ensino, pesquisa e inovação.

A Rede PDTSP-Teias será constituída por duas sub-Redes - Gestão e Ecossistema da Saúde -, apoiadas em dois eixos temáticos, que terão como finalidade a elaboração de dois produtos para o fortalecimento do principal projeto de gestão do Ministério da Saúde, o Mais Saúde, que tem como objetivo melhorar significativamente as condições de saúde e a qualidade de vida dos brasileiros, tendo mais acesso a ações e serviços de qualidade.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos