Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Doenças negligenciadas: estratégias para inovação

Filipe Leonel

O Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP/Fiocruz) coordenará painel sobre doenças negligenciadas no 8º Encontro da Sociedade Internacional - Health Technology Assessment International - HTAi, de 27 a 29 de junho, no Rio de Janeiro. O painel pretende reunir as principais ações na área a fim de discutir a necessidade de estratégias sustentáveis para a inovação, o acesso e o papel desempenhado na avaliação de tecnologias em saúde, na perspectiva de garantir os direitos humanos. A mesa está prevista para o dia 28 de junho e as inscrições para o evento se encerram em 30 de abril.

O HTAi 2011 tem a finalidade de ampliar os debates sobre a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e abordará três grandes temas: sustentabilidade dos sistemas de saúde no século XXI; estudos de caso de desenvolvimento de ATS e seu impacto nos sistemas de saúde; e o desenvolvimento da ATS para a sustentabilidade dos sistemas de saúde.

Medicamentos para doenças que afetam os pobres do mundo - Pesquisa e Desenvolvimento na perspectiva da sustentabilidade dos sistemas de saúde e dos direitos humanos será o tema do painel coordenado pelas pesquisadoras do NAF Claudia Garcia Serpa Osorio de Castro, Vera Lúcia Luiza e Ângela Esher. Os tópicos a serem apresentados pelos convidados incluem metas desafiadoras em pesquisa e desenvolvimento em relação às doenças negligenciadas, seguido por uma discussão sobre fontes alternativas possíveis e mecanismos para o financiamento da inovação, investigação e avaliação das tecnologias de saúde que afetam medicamentos em países de baixa e média renda, além de estratégias para melhorar o acesso.

ENSP é parceira do Decit/MS na organização do congresso da HTAi

Em entrevista ao Informe ENSP, em dezembro de 2010, a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Margareth Portela, afirmou que a Escola tem sido uma importante parceira do Departamento de Ciência e Tecnologia do MS na organização do HTAi 2011, que, pela primeira vez, será realizado na América Latina. Na ocasião, Margareth, que é corresponsável pelo comitê brasileiro do encontro, revelou que há uma colaboração com a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) por intermédio dos pesquisadores da ENSP. "Essa inserção na Rebrats faz com que a ENSP seja reconhecida e colaboradora como um centro de avaliação tecnológica, fazendo com que nós sejamos cada vez mais solicitados para a realização de pesquisa e participação em editais para a área", disse Margareth.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos