Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Teias-Escola Manguinhos busca mais qualidade em 2011

Um dos grandes destaques da ENSP/Fiocruz no ano de 2010 foi a consolidação da iniciativa Território Integrado de Atenção à Saúde (Teias-Escola Manguinhos), por meio da reestruturação da Rede de Atenção Primária em Saúde na região. Através de ações envolvendo pesquisa, ensino e assistência, o Teias, gerenciado pela Escola por meio do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, alcançou 100% da cobertura de saúde da família no bairro e trouxe para a área Núcleos de Saúde da Família e Clínicas da Família, uma linha no Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública da Fiocruz, o Programa Saúde na Escola em Manguinhos e um curso sobre gestão social para os moradores e profissionais de saúde da região. Para 2011, a expectativa é ampliar os serviços com qualidade e continuar inovando nas práticas do cuidado, do ensino e da pesquisa em saúde.

Essa iniciativa é fruto de uma cooperação tripartite inédita entre a ENSP/Fiocruz, o governo estadual e a Prefeitura do Rio de Janeiro e o seu objetivo é integrar ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, reunindo a cobertura de equipes da Saúde da Família, de Saúde Bucal, Centros de Atenção Psicossocial e Núcleos de Apoio às Equipes de Saúde da Família, funcionando como uma pequena rede social e assistencial com ensino, pesquisa e inovação.

Fechando o ano de 2010, o projeto, juntamente com a Assessoria de Cooperação Social da ENSP, reuniu diferentes atores sociais para alcançar a consolidação do Conselho Gestor Intersetorial do Teias-Escola Manguinhos. Na prática, a gestão participativa dessa iniciativa visa ser um processo de capacitação dos diversos participantes - gestores e profissionais da saúde, variadas formas de organização e expressão da sociedade civil, instâncias e órgãos governamentais de diferentes setores - para atuarem nas condições que afetam a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Manguinhos.

No mês de novembro aconteceu o 1º Seminário de Pesquisa e Ensino, realizado pela Gerência de Pesquisa & Ensino e o Grupo de Trabalho de Pesquisa e Ensino da iniciativa Teias- Escola Manguinhos. O encontro promoveu o diálogo entre as iniciativas de ensino e pesquisa desenvolvidas no âmbito do projeto e articulou práticas colaborativas. Reunindo profissionais e pesquisadores de diferentes áreas, o evento debateu temas como práticas educativas em saúde, metodologias de produção de conhecimento, construção da cidadania, reintegração de populações excluídas da escola, política pública, planejamento, monitoramento e avaliação, gestão, pesquisa, comunicação e outros.

No mesmo mês, foi iniciado o atendimento de saúde bucal aos alunos de escolas municipais do complexo de Manguinhos. As primeiras ações se concentraram nas crianças do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, mas a perspectiva é que em 2011 todos os alunos - da creche até o 9º ano - também participem das atividades. Esta ação da iniciativa Teias-Escola Manguinhos envolveu três equipes de saúde bucal que atuam no bairro desenvolvendo atividades de educação em saúde, distribuição de escova e creme dental, escovação supervisionada, fluorterapia, diagnóstico de necessidades de atendimento individual e encaminhamento para atendimento no consultório do CSEGSF/ENSP/Fiocruz e na Clinica Victor Valla. A ação faz parte do Programa 'Saúde na Escola em Manguinhos' e é resultado do trabalho conjunto entre a Gestão do Teias, o 4º Núcleo Regional Intersetorial de Gestão da Saúde na Escola e na Creche (NSEC) e o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) de Gestão do Programa de Saúde na Escola da Prefeitura do Rio de Janeiro.

No mês de outubro aconteceram diversas ações, porém uma conquista foi especial: a iniciativa Teias-Escola Manguinhos alcançou 100% da cobertura de saúde da família na região e implementando o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que é integrado por uma equipe multiprofissional de saúde. Trabalhando com 13 equipes de saúde e 3 equipes de saúde bucal, ela atingiu a meta superando as expectativas antes de completar um ano de trabalho. Para 2011, a expectativa é poder ampliar para 15 ou 16 equipes e qualificar as ações na região.

O Nasf funciona com um pediatra, um cardiologista, dois psiquiatras, um ginecologista, um farmacêutico e sanitaristas. Foi criado para melhorar a resolutividade e qualificar a atenção primária ofertada. Junto com ele também foi formado um pólo de asma infantil. Além disso, a Clínica Victor Valla passou a realizar o Teste do Pezinho e também implementou o registro eletrônico de informação em saúde. Esse sistema, que prevê a automação dos processos de trabalho em saúde também foi instalado no PSF Manguinhos. A efetivação da automação valoriza a informação e auxilia a organização desses processos na busca por melhor qualidade de vida para os brasileiros.

Alguns dos moradores de Manguinhos também se envolveram na fase 2 do ensaio clínico que testou a capacidade protetora e a segurança da vacina contra meningite C, que tem tecnologia avançada e está sendo desenvolvida há mais de dez anos pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). Em outubro de 2010, cerca de 360 crianças com idade entre 1 e 9 anos, moradoras da região e atendidas por Equipes de Saúde da Família da iniciativa Teias-Escola Manguinhos participaram deste estudo, que está sendo feito em parceria com o CSEGSF/ENSP/Fiocruz.

Também em outubro foi iniciado o Curso Gestão Social em Saúde, voltado para moradores e profissionais que atuam na região. Ele teve como objetivo estimular o debate sobre o processo de gestão participativa na política de saúde em Manguinhos, pois é foi um espaço aberto de discussão das condições do ambiente no qual vivem os moradores e profissionais da região. Além disso, ele também proporcionou a troca de saberes e práticas em temas como: democracia; participação popular e controle social no SUS; saúde em Manguinhos; saúde ambiental; informação e comunicação; e Participa-Teias.

Com a reorganização do modelo assistencial em saúde em Manguinhos, profissionais do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) também tiveram que se readequar a nova realidade. Desde o início de 2010, o Centro de Saúde Escola passou a coordenar as ações de saúde para a comunidade. Então, em julho, se reuniram para apresentarem dúvidas e perspectivas sobre a nova estrutura de atendimento local no Seminário Novos Rumos do CSEGSF. O seminário apresentou o projeto Teias-Escola Manguinhos e foram propostas também melhorias da gestão e organização do Centro.

Em junho de 2010, a Clínica da Família Victor Valla, que integra a iniciativa Teias-Escola Manguinhos, realizou sua primeira campanha de vacinação: a primeira etapa da campanha contra paralisia infantil - poliomielite. Com peças de teatro, oficinas, palestras e outras atividades, o evento foi realizado em parceria com o Centro de Referência da Juventude, a Biblioteca Parque Manguinhos e o PAC Social.

Associar processos de produção de conhecimento e desenvolvimento tecnológico de relevância para o Sistema Único de Saúde com a assistência à saúde foi a nova estratégia proposta pela parceria intrainstitucional estabelecida entre a ENSP e o Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública da vice-presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz com a criação Rede de Desenvolvimento Tecnológico para Território Integrado de Atenção à Saúde (Rede PDTSP - Teias). As diretrizes, definições e preposições para a nova Rede PDTSP-Teias foram discutidas na ENSP, em fevereiro de 2010, no primeiro seminário sobre o tema, que contou com a participação da coordenadora do PSTSP, Ana Rabello, do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, e a responsável pela direção do Teias, Elyne Engstron.

Depois da primeira reunião, em junho de 2010, foi aberto o primeiro edital para a constituição da Rede de Pesquisa e Inovação do Teias. Com foco na inovação das práticas do cuidado, do ensino e da pesquisa em saúde, este movimento de apoio à inovação tecnológica no campo da saúde pública é uma iniciativa da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR) e da Vice-Presidência de Ambiente e de Atenção e Promoção à Saúde (VPAAPS), ambas da Fiocruz. O PDTSP é um programa de indução à pesquisa estratégica, que visa fomentar as atividades de pesquisa e desenvolvimento voltadas essencialmente para a inovação tecnológica no campo da saúde pública. A ideia da Rede é construir o escopo do projeto em conjunto com os diversos representantes envolvidos, com o objetivo de discutir as melhores estratégias de construção e implementação do PDTSP-Teias. Ainda em 2010, foi realizada, na ENSP, a 2ª Reunião de Trabalho da Rede de Desenvolvimento Tecnológico para Território Integrado de Atenção à Saúde (Rede PDTSP - Teias).

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos