Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Teias-Manguinhos discute gestão participativa e perspectivas para 2011

Para discutir a gestão participativa do Teias-Escola Manguinhos, será realizada na ENSP, no dia 14/12, às 13h, a reunião de trabalho que traçará o perfil da iniciativa Território Integrado de Atenção à Saúde e apresentará as perspectivas para o ano de 2011. A área da gestão participativa do Teias-Escola Manguinhos propõe a participação dos diferentes atores sociais sobre os problemas e potencialidades do território, que, transformados em demandas políticas, podem ser atendidos mediante articulação das ações de governo, com base na intersetorialidade. A proposta dessa reunião é consolidar o conselho gestor da iniciativa.

O encontro, que acontecerá na sala 32 do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), foi proposto pelo Teias-Escola Manguinhos e pela Assessoria de Cooperação Social da ENSP. A mesa de debate, intitulada Panorama da Gestão Participativa: Perspectivas para o Teias-Escola Manguinhos, será formada pela coordenadora do Teias, Elyne Engstron, a representante da Secretaria de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Jacinta Senna, a presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 3.1 - que engloba o Complexo de Manguinhos -, Maria de Fátima, e a assessora de Cooperação Social da ENSP, Mayalu Matos.

De acordo com Zilma Fonseca, apoiadora Técnica do Teias-Escola Manguinhos, a gestão participativa dessa iniciativa será, na prática, um processo de capacitação dos diversos atores participantes - gestores e profissionais da saúde, variadas formas de organização e expressão da sociedade civil, instâncias e órgãos governamentais de diversos setores - para atuarem nas condições que afetam a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Manguinhos. "Será uma reunião ampla, com a participação desses diferentes atores. O nosso foco será a criação do Conselho Gestor Intersetorial, uma meta do Teias para o primeiro semestre de 2011."

Zilma disse ainda que já foi delimitado um plano de ação para o conselho, com uma série de reuniões programadas já no primeiro semestre do próximo ano. "Esse conselho é intersetorial, pois tem acento para educação, assistência social e saúde. A criação do conselho foi incentivada pela coordenação do Teias, que visa uma gestão participativa. Para tanto, está propondo novas instâncias e mecanismos de participação e decisão que possam contribuir para facilitar as práticas de controle social e de democratização da gestão, contribuindo assim para uma nova cultura política", explicou Zilma.

Ela encerrou dizendo que, para concretizar a criação do Conselho Gestor, a coordenação assume a negociação como elemento primordial de compartilhamento da gestão. "Além disso, ao criar canais e mecanismos de participação dos cidadãos no processo decisório, dentro de uma lógica de não cooptação, aposta na possibilidade de se tornarem espaços de aprendizagem, conhecimento e de ampliação da cidadania. Dessa forma, colabora para que os atores sociais do território possam se tornar, de fato, protagonistas na definição das políticas públicas."

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos