Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Associação Terrapia deverá ampliar atividades de promoção da saúde

A Direção da ENSP e a chefia do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) assinarão, na terça-feira (30/11), o termo de compromisso para celebração de convênio com a Associação Terrapia, que prevê a manutenção e ampliação das atividades criadas e desenvolvidas nos últimos 13 anos, estruturadas numa metodologia educativa própria de promoção da saúde e ambiente. Na quinta-feira (2/12), das 8h às 12h30, a Associação Terrapia realizará o Encontro Bianual do Alimento Vivo no Rio de Janeiro, na horta do Terrapia, campus da Fiocruz. O encontro é aberto aos interessados, que devem contribuir com um prato de alimento vivo, preparado com sementes germinadas ou brotos, além de vegetais ou frutas in natura.

O convênio, que deverá ser celebrado ainda este ano, possibilitará que a Associação Terrapia continue atuando no projeto desenvolvido pelo Centro de Saúde Escola da ENSP. O termo de compromisso será assinado pelo diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, pela atual chefe do Centro de Saúde Escola, Emília de Andrade, e pela presidente da Associação Terrapia, Cyntia Brant, dando início ao processo de convênio entre as partes.

Terrapia começou de um experimento dentro do Centro de Saúde da ENSP

O Terrapia nasceu como um experimento dentro do Centro de Saúde da ENSP, reunindo pacientes, estudantes e profissionais de saúde em torno da mesa de refeições e, mais tarde, no trabalho de organização de uma horta. "A mobilização teve como foco a apresentação da alimentação viva que valoriza a vitalidade dos alimentos (sementes germinadas e vegetais sem passar pelo fogão ou geladeira) e os cuidados ambientais cotidianos. A horta foi o meio de sensibilização e de aproximação com o ambiente natural", explicou Maria Luiza Branco Nogueira, médica idealizadora do Terrapia.

Segundo Maria Luiza, as atividades desenvolvidas pelo Terrapia estimularam a troca de experiências entre os voluntários e alunos, tanto que alguns voluntários se dedicaram à divulgação das ideias e se organizaram como grupo Terrapia. Em 2008, esse grupo passa a participar de todas as atividades de manutenção e, em 2009, criaram a Associação Terrapia.

Atualmente, a Associação Terrapia organiza cursos, eventos, cantina e estágios dentro e fora da Fiocruz. Divulgam o nome da instituição na mídia, em viagens pelo Brasil, no exterior e no espaço virtual. Para ajudar na divulgação, a Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP criou um site, que hoje é referência na alimentação viva e que faz parte da Biblioteca do SUS. "As ideias do Terrapia vêm sendo desenvolvidas em outras unidades de saúde do Rio e em outros estados. O grupo desenvolveu material educativo e continua recebendo muitas pessoas nas oficinas semanais, cursos e estágios", disse Maria Luiza.

Para ser mantida atualmente, a estrutura do Terrapia ganha reforço institucional com a assinatura do termo de compromisso. "Dessa forma, a ENSP reconhece e valoriza o conhecimento e a tecnologia desenvolvida e assume o compromisso na manutenção deste trabalho dentro do Centro de Saúde Escola. Essa é também a celebração de um movimento da sociedade civil organizada, que se integra com a instituição publica numa verdadeira relação de participação na busca pela saúde", destacou.

Para Maria Luiza, o movimento da promoção da saúde, iniciado em 1997 na ENSP, tem no Terrapia a concretização de uma das "boas práticas em saúde pública". "Com a participação inicial de Paulo Buss, Antonio Sergio Fonseca e todos os diretores e chefes seguintes, temos hoje a grata satisfação de contar com a presença forte de Antônio Ivo e Emilia Maria na assinatura deste compromisso", concluiu Maria Luiza.

Programação do encontro do alimento vivo, na quinta-feira (2/12)

8h - Chegada à horta para arrumação da festa em grupo

9h - Preparo do Suco de Clorofila em grupo

10h - Roda do TEMBIU PORÃ

10h30 - Apresentações diversas, preparadas pelos concludentes do seminário

11h - Entrega dos certificados de "Produtores de brotos e sementes germinadas" aos participantes dos Seminários do 2º semestre de 2010.

11h30 - Entrega dos certificados aos "Estagiários do Terrapia 2010"

12h30 - Roda de agradecimentos e almoço de confraternização com refeições vivas preparadas por cada participante

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos