Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Seminário aborda ações do setor saúde para transformação urbana

O Território e a Saúde: ações do Setor Saúde para a transformação da cidade , o segundo dia (18/11) de atividades do seminário Pesquisa e Formação na Ação: todos somos aprendizes contará com a participação dos palestrantes Marcos Akerman, da Universidade de São Paulo (USP), e Raquel Benedetti, da Casa Civil da Presidência da República. Alda Lacerda, pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), coordenará a mesa. O evento é uma iniciativa da Gerência de Pesquisa & Ensino e o Grupo de Trabalho de Pesquisa e Ensino da iniciativa Teias-Escola Manguinhos.


O primeiro tema Novo Paradigma, Novas Instituições: desafios da gestão participativa, da inter e da transetorialidade será abordado por Marcos Akerman. Raquel Benedetti, representante da Casa Civil, propõe debater os Territórios de Cidadania e a Saúde: perspectivas de avanço nos modelos de gestão. O evento pretende estimular o diálogo entre as iniciativas das duas áreas desenvolvidas no âmbito do projeto em Manguinhos, com a ideia de problematizar e articular as práticas colaborativas no nível local.

Durante toda a realização do evento, na parte da tarde, serão formados cinco grupos, cujos eixos temáticos serão Política Pública, Planejamento, Monitoramento e Avaliação e Gestão em Saúde; Saúde, Ambiente e Território; Epidemiologia e Pesquisa Clínica; Informação e Comunicação em Saúde; e Educação e Saúde. A ideia é que as oficinas sejam formadas por pesquisadores e representantes dos movimentos sociais, de forma a integrar pensamentos, iniciativas e ações conjuntas.

Seminário é uma iniciativa da Gerência e do GT de Pesquisa & Ensino do Teias- Escola

O Projeto Teias-Escola Manguinhos é fruto de uma cooperação inovadora tripartite entre o governo federal, por intermédio da ENSP/Fiocruz, e o governo estadual e municipal do Rio de Janeiro. O objetivo principal do projeto é a conformação, na região de Manguinhos, de um território integrado de saúde como espaço de inovação das práticas do cuidado, do ensino e da pesquisa em saúde e melhoria da condição atual de saúde da população.

Superando expectativas, em menos de um ano, a iniciativa Teias- Escola Manguinhos - Território Integrado de Atenção à Saúde acaba de alcançar 100% da cobertura de saúde da família na região, com 13 equipes de saúde e ainda 3 equipes de saúde bucal. A expectativa é poder ampliar ainda mais, para 15 ou 16 equipes, até janeiro de 2011.

A iniciativa conta com a participação de três gerências de apoio à gestão: Atenção e Promoção; Ensino e Pesquisa; Administração. Cada gerência, segundo a coordenadora do Teias-Escola Manguinhos e pesquisadora da ENSP, Elyne Engstrom, pode formar grupos de trabalho (GT) para discutir assuntos relevantes ao seu tema.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos