Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Evento discutirá alimento vivo e saúde da família na Uerj

Nesta segunda-feira (15/11), a Associação Terrapia, vinculada ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP/Fiocruz), participará da Roda de Conversa Saúde da Família e Comunidade, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Com o tema Cuidando de si, cuidando do mundo: alimentação e saúde, o encontro vai discutir a aproximação das ideias de saúde da família com as diretrizes da Associação Terrapia. O evento, aberto ao público, será realizado na tenda - subsolo da Capela Ecumênica, no espaço integrativo Leonardo Boff, no campus do Maracanã, às 10h30.

Maria Luiza Branco, idealizadora do Terrapia, explicou que o convite foi feito por alunos da Uerj que frequentam o Centro de Saúde e pretendem, com isso, aproximar as ideias de saúde da família com a diretrizes propostas pela associação. "Considero essa aproximação muito boa para o aluno, pois ele está sendo encarregado de difundir as práticas da alimentação saudável", ressaltou.

Maria Luiza destacou também a inauguração, no sábado (6/11), do Encontro do Alimento Vivo na feira Agroecológica de Teresópolis. Segundo ela, o encontro passará a ser realizado regularmente, todo último sábado do mês. Para ela, trata-se de uma excelente oportunidade, na qual produtor e consumidor se unem em busca de uma prática educativa do alimento vivo e orgânico.

Sobre o Terrapia

O Terrapia Alimentação Viva na Promoção da Saúde e Ambiente é um projeto de alimentação viva que tem por objetivo a difusão dos princípios e hábitos de vida ecológica. Através das práticas cotidianas, desenvolve-se um modo de olhar o próprio corpo como ecossistema e meio de participação na preservação ambiental. Desde 1997, vem contribuindo para o caminho da promoção da saúde fortalecendo a aliança entre saúde, ambiente e alimentação. Os frequentadores são aqueles interessados na alimentação viva e na aproximação com o ambiente natural, sejam moradores, visitantes ou trabalhadores de Manguinhos, no Rio de Janeiro.

O projeto desenvolve orientação na produção doméstica de sementes germinadas e brotos, atividades para o desenvolvimento de habilidades da culinária viva, sem uso do fogão ou geladeira, incluindo as folhas não cultivadas comestíveis, identificadas na horta, contribuições ambientais na vida cotidiana doméstica (compostagem dos resíduos, escolha de materiais de higiene, de utensílios e de uso pessoal), conversas sobre práticas naturais de cuidados com o corpo, e apoio virtual no site e blog.

No fim de 2009, o projeto, vinculado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP/Fiocruz), passou a ser uma associação. O objetivo da mudança foi promover sua institucionalização através de associações com pessoa jurídica para o desenvolvimento de parcerias com a Fiocruz e a comunidade.

Culinária Viva na rede

Os interessados em culinária viva, tem mais uma canal com a Associação Terrapia. No sitio eletrônico Youtube o usuário pode acessar o vídeo, composto de sete partes, que ensina a praticar a culinária viva.

Contatos da Associação Terrapia:
Telefone: 2598- 2659 (3ª, 4ª e 5ª).
Email: terrapia@ensp.fiocruz.br.
Local: Campus da Fiocruz, na Rua Leopoldo Bulhões 1480, em Manguinhos (Horta do Terrapia, em frente ao Canal Saúde)

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos