Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Teias atinge 100% de cobertura da saúde da família em Manguinhos

Superando expectativas, em menos de um ano, a iniciativa Teias- Escola Manguinhos - Território Integrado de Atenção à Saúde acaba de alcançar 100% da cobertura de saúde da família na região, com 13 equipes de saúde e ainda 3 equipes de saúde bucal. A expectativa é poder ampliar ainda mais, para 15 ou 16 equipes, até janeiro de 2011. As 13 comunidades que compõem o complexo de Manguinhos, somando cerca de 50 mil habitantes, já estão sendo atendidas pelos profissionais. Neste momento, além dessa conquista, o Teias Escola Manguinhos está implementando o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que é integrado por uma equipe multiprofissional de saúde e cujo foco é dar maior apoio técnico e resolutividade às equipes de saúde da família, desenvolver atividades de promoção e prevenção à saúde.

Segundo a coordenadora do Teias-Escola Manguinhos e pesquisadora da ENSP, Elyne Engstrom, a iniciativa atingiu um dos seus objetivos, e o momento agora é de qualificar e ampliar as ações. "Alcançamos a cobertura esperada, e a Clínica da Família Victor Valla está em pleno funcionamento, com sete equipes. Porém, ainda estamos lidamos com algumas dificuldades como, por exemplo, o espaço físico reduzido para as seis equipes que permanecem no CSEGSF/ENSP, uma vez que a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro ainda não construiu a Clínica da Família de Vila Turismo, prevista para agosto de 2010. Com isso, duas equipes ainda estão trabalhando com um número de famílias atendidas além da capacidade prevista. O ideal é que cada equipe atenda uma média de 3 mil pessoas, mas há equipes atendendo até 7 mil indivíduos. Com certeza, o trabalho será mais efetivo e resolutivo com um quantitativo mais proporcional por equipe, e estamos nos organizando para isso", disse ela.

Elyne apontou ainda que, melhorando as condições de trabalho dos integrantes das equipes e dos colegas do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), melhoram também as condições do ambiente de prática. "Assim o tornamos mais acolhedor à população e estimulamos os profissionais", defendeu ela.

A coordenadora do Teias destacou que todas as equipes em trabalho estão completas e em processo de educação permanente. Elas são compostas de 1 médico, 1 enfermeiro, 1 técnico e 6 agentes de saúde. "Além das 13 equipes de saúde da família, também temos três equipes de saúde bucal que trabalham de maneira articulada às equipes básicas, com odontólogos, técnicos e agentes de saúde bucal.



Nasf: conquista e novas responsabilidades

O Núcleo de Saúde da Família já está iniciando suas atividades e funciona com 1 pediatra, 1 cardiologista, 2 psiquiatras, 1 ginecologista, 1 farmacêutico e sanitaristas. Ele foi criado para melhorar a resolutividade e qualificar a atenção primária ofertada. "Para fortalecer o Núcleo, nosso projeto é ampliá-lo para uma equipe multiprofissional, com fisioterapeutas, nutricionistas, educador físico entre outros, agregando também profissionais do CSEGSF/ENSP", explicou.

Junto com o Nasf, a iniciativa Teias está formando um pólo de asma infantil, e existe o projeto para a implementação de um pólo voltado para adultos. Além disso, a Clínica Victor Valla passou a realizar o Teste do Pezinho. O próximo a oferecer esse Teste será o próprio Centro de Saúde Escola. Outra ação que já está articulada é o Programa de Saúde na Escola, que será realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e tem previsão de início para este mês de outubro. Com ele serão iniciadas ações de saúde bucal em todas as escolas da região de Manguinhos. "Faremos uma intervenção rápida de odontologia, associada a ações de promoção da saúde bucal; a previsão é um trabalho constante de identificação de agravos e promoção da saúde. O primeiro passo é a identificação de crianças com problemas, limpeza, orientação de escovação e planejamento de atendimento aos pacientes com problemas. Essas crianças serão enviadas para o acompanhamento de saúde bucal nas Clínicas de Saúde da Família. Trabalhar junto com a educação é uma parceria muito interessante para nós", ressaltou. Para o próximo ano, também estão previstas ações de nutrição e saúde ocular, dentre outras, junto às escolas.

O registro eletrônico de informação em saúde, que prevê automação dos processos de trabalho em saúde, já começou a ser implantado na Clínica Victor Valla e, em novembro, ele será instalado na PSF Manguinhos. A conclusão de toda implementação está prevista para o final de novembro de 2010. A necessidade da melhor gestão da informação em todas as unidades assistenciais já vem sendo discutida há vários anos no Sistema Único de Saúde. A efetivação da automação valoriza a informação e auxilia a organização desses processos na busca por melhor qualidade de vida para os brasileiros.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos