Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Centro de Saúde promove eventos na Semana Mundial da Amamentação

Entre os dias 3 e 6 de agosto, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias (CSEGSF/ENSP/Fiocruz) comemorou a 18ª Semana Mundial da Amamentação com palestras diárias, apresentação de vídeos sobre a importância da amamentação e uma peça de teatro com a dramatização de situações vividas por mães nos primeiros momentos da amamentação.

"Foi uma semana multidisciplinar, com palestras do médico pediatra Marcos Besserman, de nutricionistas e de odontologistas, que falaram sobre a importância do aleitamento para a formação da arcada dentária. Grupos de gestantes também participaram", explicou a enfermeira do CSEGSF Hilda Souza.

Durantes as palestras, foram abordados temas como a importância do aleitamento materno para a mãe e para o bebê; a prevenção do câncer de mama e de colo de útero por conta das baixas taxas hormonais; a questão de a amamentação ser o método de alimentação mais econômico; a perda ponderal de peso da mãe ser mais rápida; e o leite ser o alimento mais adequado para a criança, seu crescimento e desenvolvimento.

"O uso de chupetas e mamadeiras não permite à criança adquirir o hábito de sucção do peito. Unidades de saúde devem ter também cartazes de incentivo à amamentação, que promovam o aleitamento", disse. Segundo ela, todos os profissionais da unidade devem estar capacitados, pois o acolhimento dessa mulher deve ser diferenciado. "Todos os profissionais devem falar a mesma língua, abordando o assunto do aleitamento materno de uma forma bem acolhedora desde o começo da gestação."

As palestras abordaram também a questão da importância de que os profissionais sejam sempre treinados para que as informações estejam atualizadas. "Nos quinze primeiros dias, a Estratégia de Saúde da Família é essencial nos quesitos domiciliares, na visita a essa mãe, no acompanhamento de como está sendo a experiência no ambiente familiar, principalmente para as mães de primeira viagem", disse a enfermeira.


A peça apresentada no último dia da Semana Mundial dramatizou problemas de um casal que passava por complicações no primeiro momento do aleitamento materno, como fissuras, choro constante do bebê e pouco sono. "Foi interessante porque pegamos a realidade vivida pelas mães, principalmente nos primeiros quinze dias após o nascimento". A enfermeira contou que todos os dias, após as palestras, foram apresentados vídeos sobre o aleitamento e sua importância.

Segundo Hilda, a Semana Mundial da Amamentação é muito importante, porque se leva a todos a reflexão da importância da nutrição para a criança, principalmente nos primeiros 6 meses de vida, quando o leite materno deve ser a única forma de alimentação do bebê, e complementada até os 2 anos. "Durante essa semana, intensificamos as ações em saúde na abordagem ao aleitamento materno. Todas as equipes trabalharam nesse enfoque, não que seja somente nessa semana, mas paramos para refletir um pouco mais sobre esse assunto."

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos