Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Centro de Saúde Escola discute novos rumos a partir do projeto Teias

Articular-se ao projeto Teias- Escola Manguinhos - Território Integrado de Atenção à Saúde para fortalecer sua missão de promover a saúde e cuidar da população na integralidade da atenção, bem como desenvolver ensino, pesquisa e tecnologia em saúde pública fazem parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP/Fiocruz. Esses e outros assuntos serão debatidos no seminário Novos Rumos, nesta quinta-feira (1/7), que reunirá todos os profissionais do Centro de Saúde Escola para discutir os caminhos a serem percorridos pela unidade de acordo com o modelo participativo de gestão em saúde. O evento terá como palestrante o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Gastão Wagner de Sousa Campos, que participará da conferência Experiências exitosas e Novos rumos.

A mesa de abertura do seminário contará com a participação do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, do coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, Paulo Buss, e da chefe do Centro de Saúde Escola, Else Gribel, que irá apresentar o contexto atual do CSEGSF.

De acordo com Else, o seminário representa um marco dentro do processo de discussão do Teias-Escola Manguinhos para o Centro de Saúde Escola, já que a unidade vem participando da formulação do programa, desde o início da sua implantação, buscando ampliar os equipamentos de saúde no território e trabalhar de forma articulada com as ações intersetoriais propostas. "Reunimos os profissionais do CSEGSF para pensar no processo de trabalho, mantendo nossa missão de ensino, pesquisa e assistência a partir do contexto do Teias".

Ainda de acordo com a chefe do Centro de Saúde Escola, que é departamento da ENSP, para amadurecer esses processos de trabalho foram realizados questionários com os profissionais do local a fim de levantar três grandes aspectos. As questões contemplavam as seguintes situações: 'que pena...' - na qual os trabalhadores relataram as principais fragilidades de incômodos do trabalho; 'que bom...' - em que afirmavam os aspectos satisfatórios do trabalho; e 'que tal se...', quando disseram como se sentiam em relação ao novo cenário da unidade de saúde.

"A partir desses três campos de perguntas, consolidamos as respostas em ensino, pesquisa e assistência, além de direcionarmos para as categorias gestão, estrutura e processo de trabalho. O seminário irá contribuir para fazermos um novo desenho assistencial do Centro de Saúde Escola - que, certamente, vai caminhar para se tornar referência no Estratégia de Saúde da Família. Isso é bastante oportuno para a unidade, pois dará espaço para a implementação de mais ações de ensino e pesquisa. Teremos a participação do Gastão, que irá falar da sua experiência em matriciamento, boas práticas e o desafio de estabelecer o diálogo com os trabalhadores. A ideia é que o evento se torne mais um passo para a construção do Teias-Escola Manguinhos e reforce o Centro de Saúde Escola dentro da sua missão de primeira referência em ensino e pesquisa."


Teias-Escola Manguinhos

O Projeto Teias visa constituir, no bairro de Manguinhos, um território integrado de saúde, com um modelo participativo de gestão em saúde enfocando a intersetorialidade e os determinantes sociais da saúde. O conceito do Teias é uma estratégia de aperfeiçoamento político-institucional, gerencial e de organização da atenção do SUS. A iniciativa é gerenciada pela ENSP, e suas atividades e serviços de saúde da rede assistencial básica na comunidade serão realizados através do conceito de Território Integrado de Atenção à Saúde.

Essa iniciativa é fruto da cooperação tripartite inédita entre Fiocruz, governo estadual e Prefeitura do Rio de Janeiro, cujo objetivo é a conformação do bairro de Manguinhos como um território de atenção à saúde integrada, transformador das práticas da atenção, e também um espaço de inovação das práticas de ensino e de geração de conhecimento científico e tecnológico que se traduzam em melhorias da condição atual de saúde e vida da população.

O projeto tem como finalidade integrar as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, reunindo a cobertura de equipes da Saúde da Família, de Saúde Bucal, Centros de Atenção Psicossocial e Núcleos de Apoio às Equipes do Saúde da Família, funcionando como uma pequena rede social e assistencial com ensino, pesquisa e inovação. Sua concepção está associada aos referenciais da promoção da saúde, com ações voltadas para participação comunitária e intersetorialidade para a transformação das condições de vida local. O projeto busca a construção de redes e de um território integrado a partir da constituição da cobertura de 100% da saúde da família.

O seminário será realizado no Hotel Golden Park, no Rio de Janeiro, às 8 horas, e é voltado apenas para profissionais do CSEGSF.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos