Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Especialistas discutem igualdade de gênero em evento aberto ao público

Em uma constante busca pela igualdade entre homens e mulheres, a ENSP, por meio do Grupo de Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs/ENSP), irá realizar, na segunda-feira (31/5), a segunda edição do Seminário de Direitos Humanos na Perspectiva de Gênero e das Relações Sociais, a partir das 9h, no auditório térreo da Escola. O encontro reunirá diferentes profissionais para debater avanços e desafios na promoção da saúde da mulher e nos direitos reprodutivos e sexuais. As inscrições para participar do seminário podem ser feitas na hora, no local do evento.

Segundo a organização do seminário, o encontro tem como objetivo divulgar os oito Objetivos do Milênio, destacando o terceiro e quinto objetivos que são, respectivamente, a Igualdade entre Sexos e a Valorização da Mulher; e a Melhoraria da Saúde das Gestantes. Além disso, pretende divulgar também o Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Morte Materna, ambos celebrados em 28 de maio.

A mesa de abertura será composta com a presença da coordenadora do Dihs/ENSP, Maria Helena Barros de Oliveira, e a coordenadora do Comitê Pró-equidade de Gênero da Fiocruz, Leila Melo. Durante o dia, acontecerão duas mesas de debate. A primeira ,Avanços e Desafios na Promoção dos Direitos Reprodutivos e Sexuais, está marcada para as 9h30 e será coordenada por Rita Cota, do Dihs/ENSP. Os palestrantes serão: a assistente da ONG Promundo, Vanessa Fonseca, a diretora da ONG Ipas Brasil, Leila Adesse, a juíza do Trabalho e mestre em Direitos Fundamentais, Justiça e Cidadania, Claudia Regina Reina Pinheiro, o advogado e especialista em Direito Sanitário Renato Callado, e o assistente social Josimar Alves.

A segunda mesa, que acontecerá a partir das 14h, debaterá o tema Desenvolvimento de Sistemas Integrados na Promoção da Saúde da Mulher e terá a coordenação do também coordenador do Dhis/ENSP, Marcos Besserman. Os palestrantes convidados para essa mesa são: a subsecretária de Políticas para Mulheres de São Gonçalo, diretora do Movimento de Mulheres em São Gonçalo e pesquisadora do Dhis/ENSP, Marisa Chaves, a participante da Organização dos Estados Americanos (OEA) para o monitoramento da Convenção de Belém do Pará e coordenadora executiva da Cepia - Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação, Leila Linhares, e a superintendente de Direitos da Mulher da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Cecília Soares.

Programa Pró-Equidade de Gênero na Fiocruz

Em maio de 2009, a Fiocruz aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do governo federal em uma solenidade que contou com a presença da ministra da SPM, Nilcéa Freire, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho. Ao aderir ao programa, a Fundação Oswaldo Cruz assumiu o compromisso de promover a igualdade de gênero dentro da instituição, que, atualmente, conta com cerca de 60% de mulheres em seu quadro efetivo de servidores públicos.

No mesmo evento, a Fiocruz, por meio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, anunciou a formação de um comitê de trabalho para consolidar a equidade de gênero em suas unidades. Na ocasião, a ENSP lançou a cartilha Cumprimento dos Direitos Humanos das Mulheres e por uma vida livre da violência de gênero - Lei Maria da Penha, que está disponível para download na Biblioteca Multimídia da ENSP.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos