Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Evento lança site da Rede A&C e discute capacitação de nutricionistas

A formação dos nutricionistas com ênfase no diálogo da alimentação e da cultura será o tema da oficina coordenada pela Rede Interinstitucional de Alimentação e Cultura (Rede A&C) durante o XXI Congresso Brasileiro de Nutrição e I Congresso Ibero-Americano de Alimentação e Nutrição, de 26 a 29 de maio, na cidade de Joinville, Santa Catarina. A Rede A&C congrega pesquisadores dedicados à produção e disseminação de conhecimentos e saberes no campo da alimentação e cultura e tem a pesquisadora Denise Cavalcante de Barros, do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da região Sudeste da ENSP (Cecan/ENSP), como uma de suas coordenadoras. Na ocasião, será lançado o novo site da Rede A&C.

O tema da alimentação e cultura é emergente no campo da nutrição e se configura no cenário técnico-científico como um conhecimento fundamental para suprir lacunas no contexto contemporâneo. Dessa forma, a oficina tem o objetivo de promover debates sobre a formação do nutricionista, bem como reunir profissionais de saúde e cientistas sociais, nacionais e internacionais para a discussão de estratégias bem-sucedidas de promoção de alimentação saudável, com base no componente simbólico e cultural na prevenção de males nutricionais. Além disso, possibilita estabelecer estratégias de formação e capacitação de recursos humanos para a promoção da alimentação saudável.

De acordo com Denise Barros, coordenadora do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da região Sudeste da ENSP, a formação de recursos humanos, principalmente na graduação, é uma das principais estratégias para divulgação do campo. "Essa temática precisa ser trabalhada na formação do profissional, e, para isso, precisamos preparar melhor os próprios professores. Ampliamos a carga horária do nosso curso de aperfeiçoamento em Alimentação e Cultura, dando prioridade à sua divulgação dentro das universidades para que os docentes tenham mais informações e acesso à produção acadêmica sobre o tema."

Ainda de acordo com a coordenadora, a ideia é trabalhar, durante a oficina, com os grupos das diversas regiões do país e discutir as estratégias utilizadas em todo o território nacional. "A importância dos aspectos socioculturais nas escolhas alimentares dos indivíduos é relevante para a compreensão da formação de hábitos e práticas relacionadas ao comer. Pretendemos conhecer, de modo mais amplo, os métodos e abordagens para a compreensão dos diversos saberes e práticas que envolvem o comer e a comida, suas diferentes interfaces, valores, códigos, linguagens e contribuir, assim, para o maior acesso da atenção básica de saúde e nutrição da população."


Durante a oficina, será lançado o site da Rede A&C, reformulado pela equipe de desenvolvimento da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP e hospedado no portal ENSP. Para Denise, o objetivo é fazer com o que o novo site seja mais interativo e que se torne uma ferramenta importante de troca de informações entre as instituições que formam a rede. "Queremos que a página seja um ponto de encontro, de divulgação de eventos e trabalhos. Esse novo formato é fruto do amadurecimento do nosso trabalho e de diversas parcerias."

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos