Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Debates sobre Saúde da Família começam nesta segunda-feira (10/5)

Pelo sexto ano consecutivo, a ENSP realizará o Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. A primeira palestra, no dia 10/5, terá como tema Qual a política de saúde para a cidade do Rio de Janeiro e será proferida pelo subsecretário de Atenção Primária, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Daniel Soranz. A debatedora convidada é a vice-diretora de pós-graduação da ENSP, Maria Helena Mendonça, e o diretor da Escola, Antônio Ivo de Carvalho, coordenará a atividade. O evento está marcado para 9 horas, no auditório térreo da ENSP, é aberto ao público e não há necessidade de inscrição.

Em 2010, o ciclo irá integrar o curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e o curso de Ambientação no Contexto da Saúde da Família, que qualificará as equipes de saúde inseridas no projeto Teias - Escola Manguinhos.

O evento é coordenado pela pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP Maria Alice Pessanha e pretende fazer uma discussão sobre as questões teóricas e políticas que envolvem a Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Rio de Janeiro. Para a primeira das cinco palestras, a coordenadora explica que o objetivo é abordar a relação da ESF no Rio de Janeiro com as políticas de saúde que o município vem desenvolvendo. "Queremos analisar a relação da Estratégia com as Clínicas de Família, com as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com os Territórios Integrados, além de ouvir dos gestores qual a perspectiva de organização e articulação dessa rede. Ou seja, nossa intenção é debater sobre como essas diferentes estruturas e equipamentos de saúde estão relacionados em uma política de saúde para o Rio. Para isso, convidamos o Daniel Soranz."

O VI Ciclo de Debates acontece de 10 a 14 de maio e não há necessidade de inscrição prévia. Confira, no arquivo em anexo, a programação completa dos debates.

ENSP amplia suas ações em Manguinhos

Estado e município estão se unindo por melhor saúde pública para o Rio de Janeiro, através do conceito de Teias, que é uma estratégia de aperfeiçoamento político-institucional, gerencial e de organização da atenção do SUS. Por conta dessa parceria, a ENSP/Fiocruz foi convidada a cuidar da gestão em saúde do bairro Manguinhos enfocando a intersetorialidade e os determinantes sociais da saúde e transformando-o como um território de atenção à saúde integrada. Como resultado, a Escola é responsável pela iniciativa Teias - Escola Manguinhos.

O projeto teve início em fevereiro de 2009 e é coordenado pela pesquisadora da ENSP Elyne Engstron. Recentemente, a Escola realizou solenidade de acolhimento às novas equipes de saúde da família que atuam na região. Ao todo, a ENSP conta com 11 equipes formadas, sendo cinco delas trabalhando na Clínica da Família Victor Valla - localizada na Av. Dom Hélder Câmara 1.390, em anexo à UPA Manguinhos, funcionando das 7 às 17 horas - e outras seis no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (Csegsf/ENSP/Fiocruz). Até julho, outras cinco equipes serão agregadas a essa iniciativa, cobrindo assim 100% de Manguinhos.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos