Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Escola consolida formação em medicina de família e comunidade

Superando as expectativas de vivência e aprendizado, o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, oferecido pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP, iniciou seu segundo ano de curso com a participação de mais uma aluna, que atuará junto às equipes de saúde da família no bairro de Manguinhos. O fortalecimento e apoio à formação de recursos humanos em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) também está inserido nos princípios da iniciativa Território Integrado de Atenção à Saúde - Teias - Escola Manguinhos, coordenada pela ENSP.

Para o médico de família e comunidade do programa de atenção primária à saúde da Faculdade de Medicina da UFRJ e integrante da coordenação do Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade, Sergio Coelho Gomes, "essa formação é fundamental para a melhoria da qualidade dos profissionais que hoje atuam nas mais de 30 mil equipes de saúde da família do país. Nesse programa, a formação dos médicos é desenvolvida com foco no desempenho de ações voltadas para a promoção à saúde e da atenção individual dentro dos princípios e da missão da Estratégia de Saúde da Família para a Atenção Básica de Saúde. A residência é resultado de uma parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sergio destacou ainda que essa parceria da ENSP com a Universidade Federal é fundamental para as duas instituições adquirirem expertise na área e, assim, fortalecer a formação de recursos humanos na estratégia de saúde da família. "O Brasil expandiu a ESF, e isso ampliou o acesso à saúde em todo o país. Agora, é preciso proporcionar uma formação de melhor qualidade para esses profissionais. A residência médica em medicina de família e comunidade atinge esses objetivos".

Médico de Família precisa de formação específica na área

Além de Sabrina Farias Juventude e Bárbara Cândido Araújo - alunas que entraram no Programa em 2009 e estão em processo de formação -, para 2010, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria recebeu mais uma aluna dessa Residência, Gabriela Lajes Freire Cavalcante. Por estar formada há alguns anos, Gabriela já tem um histórico de atuação em medicina. "Assim que me formei, trabalhei como médica de família no Complexo do Alemão. Gosto dessa área, mas, apesar da vivência, do cotidiano de trabalho, sentia falta de uma formação específica. Por isso procurei essa Residência, uma base, formação específica para o trabalho na atenção básica", disse ela.

"Ser resolutivo em 80% dos casos e ter responsabilidade sanitária pelo território é função do médico da família. Para isso, é preciso ter um vasto conhecimento sobre a medicina e ter vivência em diversas áreas de atuação. A formação específica e de qualidade é fundamental para o meu trabalho. Foi isso que vim buscar aqui e é isso que estou tendo. Mesmo sendo uma modalidade nova aqui, a ENSP é uma instituição de referência no campo do ensino em saúde coletiva. Busquei esta excelência, e a formação está sendo muito rica", ressaltou Gabriela.

Sabrina Juventude comentou que o médico de família não precisa ter uma formação profunda em todas as especialidades. "Isso é humanamente impossível. Preciso saber o suficiente para agir de maneira resolutiva em cada caso; também saber encaminhar os pacientes e evitar que cheguem aos especialistas coisas banais que poderiam ser resolvidas na atenção básica, por exemplo, pelo clínico geral. Apesar da falta de tradição da saúde da família no Rio de Janeiro, estamos passando por uma formação maravilhosa. A parceria da ENSP com a UFRJ trouxe excelência para esse curso".

O curso foi credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), em 2008, de acordo com as normas estabelecidas pela Resolução nº. 002/2006, de 5 de Agosto de 2004. O programa prevê dois anos de duração e representa um intercâmbio com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. A Residência se constitui em uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização, destinada a médicos e caracterizada por treinamento em serviço, em regime de tempo integral.

O Programa conta com 20% de atividades teóricas e teórico-práticas e mais 80% de atividades práticas de formação em serviço. As atividades teóricas serão desenvolvidas nas dependências da ENSP, sendo acompanhadas por docentes e pesquisadores. Essas atividades são estruturadas de forma a possibilitar a problematização da realidade por meio de orientações específicas, seminários, estudos de caso, aulas expositivas, clube de revista e outras formas de ensino.

Já as atividades práticas de formação serão feitas em serviço, sob a supervisão de preceptores, e o seu desenvolvimento acontecerá junto às equipes de saúde da família do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias (CSEGSF/ENSP), que atuam na comunidade de Manguinhos, no município do Rio de Janeiro e fortalecerão a iniciativa Teias - Escola Manguinhos.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos