Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Impactos ambientais do PAC Manguinhos em debate

Nesta quinta-feira, 4 de março, a Assessoria de Cooperação Social da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, em parceria com a Coordenadoria de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, realizará o seminário 'PAC e a Saúde Ambiental em Manguinhos', marcado para 14 horas, no Salão Internacional da ENSP. No encontro, serão discutidas as intervenções das obras na comunidade e os reflexos das mudanças no bairro na questão ambiental. O evento é aberto a todos os interessados e não é necessária a inscrição prévia.

A abertura do evento será feita pela Direção da ENSP, e a mesa de debates será composta do gerente de projetos da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades, Cezar Scherer, da gerente da Filial de Apoio ao Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica e Secretaria Municipal de Habitação do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Obras, Vera Escudero, do vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangler, e do presidente da Associação de Moradores do Parque Carlos Chagas/Movimento Social de Manguinhos, Paulo Raimundo Barbosa.

ENSP desenvolve várias ações na comunidade de Manguinhos

A ENSP e seus pesquisadores, em parceria com várias outras instituições governamentais e não governamentais, vêm desenvolvendo diversas ações e realizando acompanhamento de projetos realizados no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC). Desde 2006, a ENSP, através da sua Assessoria de Cooperação Social da ENSP, integra o Fórum do Movimento Social para o Desenvolvimento Equitativo e Sustentável, que se configura como importante espaço de participação popular, debates e formação política no território.

Também atua na perspectiva de gênero, com o Curso Mulher Manguinhos; na área de Cultura, construindo o Plano de Cultura de Manguinhos e a implantação do Ecomuseu na região. Tem também incentivado a área de geração de renda, através do arranjo sócioprodutivo da segurança alimentar e nutricional e da cadeia econômica da música em Manguinhos. Outra área de atuação é a da Saúde Ambiental, atuando na implementação de diversos debates sobre o tema em Manguinhos, com destaque para a pré-Conferência de Saúde Ambiental da Bacia do Canal do Cunha e para o Programa de Controle da Dengue em Manguinhos.

Outra iniciativa importante é a Território Integrado de Atenção à Saúde 'Teias - Escola Manguinhos', que visa constituir, no bairro de Manguinhos, um território integrado de saúde, com um modelo participativo de gestão em saúde, enfocando a intersetorialidade e os determinantes sociais da saúde. Esse projeto é gerenciado pela ENSP, e o conceito do Teias é uma estratégia de aperfeiçoamento político-institucional, gerencial e de organização da atenção do SUS. Nesse âmbito, a Assessoria de Cooperação Social da ENSP teve projeto aprovado no edital da Coordenadoria de Cooperação Social da Fiocruz, cujo principal objetivo é reforçar a participação social dos moradores de Manguinhos na construção da gestão participativa no projeto TEIAS.

Outros projetos estão sendo desenvolvidos pela ENSP por meio do Laboratório Territorial de Manguinhos, que visa à produção compartilhada de conhecimento e de informação, buscando criar bases conceituais e operacionais para uma promoção da saúde emancipatória. Dentre os produtos que podem ser destacados como fruto do PAC na comunidade estão o vídeo-documentário ´Manguinhos: História de Pessoas e Lugares' e o livro 'Histórias de pessoas e lugares - Memórias de Manguinhos', que buscaram resgatar a história do bairro de Manguinhos contada pelos próprios moradores. Para este ano, o LTM pretende ainda, a partir das obras de intervenção, fazer outro vídeo-documentário, ainda sem título, e um relatório fotográfico de acompanhamento das obras e das intervenções de Manguinhos com diversos olhares baseados nas mudanças ocorridas.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos