Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Projeto Terrapia do Centro de Saúde passa a ser associação

Nesta quinta-feira (17/12), foi realizada a Assembleia Geral de Fundação da Associação Terrapia, por iniciativa dos colaboradores e da idealizadora e coordenadora Maria Luiza Branco, do projeto Terrapia Alimentação Viva na Promoção da Saúde e Ambiente, vinculado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP/Fiocruz). O objetivo da mudança é promover a institucionalização do projeto através de associações com pessoa jurídica para o desenvolvimento de parcerias com a Fiocruz e a comunidade.

Na assembleia, foram realizadas votações para eleição de presidente e de outros cargos da associação, além da aprovação e definição do estatuto. De acordo com Cynthia Brant, uma das colaboradoras do Terrapia, "a eleição é feita da mesma forma que tudo que acontece no Terrapia: todos os voluntários participam e votam". Ainda de acordo com a colaboradora, eleger cargos é muito importante, pois distribuir as responsabilidades traz mais compromisso com a funções necessárias para levar o projeto a frente.

Para Maria Luiza, a ideia da associação é desenvolver parcerias com a Fiocruz para um convênio de manutenção das atividades. "Pretendemos trabalhar em conjunto com a Fiocruz. Estamos nos organizando para desenvolver atividades de Alimentação Viva na Promoção da Saúde no PAC Manguinhos e no Projeto TEIAS (Território Integrado de Atenção à Saúde). "Com essa a associação, pretendemos incluir nos projetos os interesses da Fiocruz e da comunidade. Queremos uma parceria com Manguinhos para participar ativamente dos projetos da Fiocruz", enfatizou.

Segundo a idealizadora do Terrapia, a associação pretende ainda trabalhar no Programa Saúde da Família (PSF) de maneira que os multiplicadores da metodologia do Terrapia sejam agentes promotores de saúde, voltados para alimentação saudável. Maria Luiza destacou que outro objetivo da associação é incorporar a metodologia e o espírito do Terrapia ao estimulo do movimento voluntariado. "Estou muito satisfeita por estar dando mais este passo. A transformação do Terrapia em uma associação significa que o trabalho deu certo e que continuará durante muito tempo contando com outros colaboradores", destacou.

Sobre o Terrapia:

Terrapia é um projeto de alimentação viva que tem por objetivo a difusão dos princípios e hábitos de vida ecológica. Através das práticas cotidianas, desenvolve-se um modo de olhar o próprio corpo como ecossistema e meio de participação na preservação ambiental. Desde 1997, vem contribuindo para o caminho da promoção da saúde fortalecendo a aliança entre saúde, ambiente e alimentação. Os frequentadores são aqueles interessados na alimentação viva e na aproximação com o ambiente natural, sejam moradores, visitantes ou trabalhadores de Manguinhos, no Rio de Janeiro.

O projeto desenvolve orientação na produção doméstica de sementes germinadas e brotos, atividades para o desenvolvimento de habilidades da culinária viva, sem uso do fogão ou geladeira, incluindo as folhas não cultivadas comestíveis, identificadas na horta, contribuições ambientais na vida cotidiana doméstica (compostagem dos resíduos, escolha de materiais de higiene, de utensílios e de uso pessoal), conversas sobre práticas naturais de cuidados com o corpo, e apoio virtual no site e blog.

Contatos:
Telefone: 2598- 2659 (3ª, 4ª e 5ª).
Email: terrapia@ensp.fiocruz.br .
Local: Centro de Saúde Escola - Rua Leopoldo Bulhões 1480, térreo, Manguinhos (em frente ao antigo Canal Saúde).

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos