Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP inaugura laboratório de pesquisa sobre influência da internet na relação médico-paciente

Nesta terça-feira (8/12), a ENSP inaugura o Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss), do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), às 13 horas, na sala 28 do antigo Politécnico, no campus da Fiocruz, em Manguinhos. O Laiss é parte do projeto 'O impacto da Internet na Saúde: a percepção da população de baixa renda do estado do Rio de Janeiro', coordenado pelo pesquisador Luis David Castiel (Demqs/ENSP) e contemplado pela Faperj no programa 'Pensa Rio - Apoio ao Estudo de Temas Relevantes e Estratégicos para o Estado do Rio de Janeiro'. O evento é aberto ao público.

Estarão presentes à inauguração o coordenador de Projetos Sociais da Presidência da Fiocruz, Leonídio Madureira, o diretor da ENSP, Antonio Ivo de Carvalho, a chefe do Centro de Saúde da ENSP, Else Gribel, e um representante do Comitê para Democratização da Informática (CDI). O Laiss é um espaço que vai abrigar vários computadores para o desenvolvimento de pesquisas - junto à comunidade do Complexo de Manguinhos que frequenta o Centro de Saúde da ENSP - sobre a influência da Internet na relação médico-paciente.

Sob a coordenação de Luiz Castiel, o projeto será desenvolvido por uma equipe formada pelos pesquisadores Maria Cristina Rodrigues Guilam, do Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP); André de Faria Pereira Neto, do Departamento de Pesquisa da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz); e Valéria Ferreira Romano, do Mestrado em Saúde da Família da Faculdade de Medicina da Universidade Estácio de Sá.

"Estamos propondo uma parceria entre a equipe da Escola de Informática e Cidadania (EIC), do Comitê para Democratização da Informática (CDI), da ENSP/Fiocruz e da comunidade do Complexo de Manguinhos, de forma que todos se tornam co-responsáveis pela gestão e pela busca de resultados eficazes de transformação social, pois a instalação de uma EIC não se esgota com a aquisição de computadores e adequação do espaço físico", afirma Castiel, garantindo: "É uma proposta pedagógica de inclusão digital voltada para a construção da cidadania".

O Centro de Saúde da ENSP é freqüentado por grande parte da população de Manguinhos - cerca de 50 mil habitantes, distribuídos em 12 mil domicílios, com renda per capita menor que R$ 150 e excluída socialmente.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos