Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Coordenadora do NAF é premiada por ações no campo farmacêutico

A coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública (NAF/CDB/ENSP/Fiocruz), Vera Lúcia Luiza, foi contemplada pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ) com a Comenda do Mérito Farmacêutico - como forma de reconhecimento aos profissionais que prestaram serviços relevantes à ciência e à profissão farmacêutica. O prêmio é um reconhecimento das atividades desenvolvidas pelo NAF, centro colaborador da Opas/OMS há mais de dez anos em políticas farmacêuticas.

A solenidade de entrega do prêmio será realizada no dia 11 de novembro, data comemorativa dos 49 anos da Lei Federal 3.820/60, que criou os conselhos federal e regionais de farmácia e regulamentou vários aspectos da profissão farmacêutica. Durante o evento, também será realizada a entrega do prêmio Jaldo de Souza Santos.

Para Vera, o prêmio é uma homenagem aos grupos de trabalho em que já atuou dentro da Fundação Oswaldo Cruz. Recordou o Grupo de Farmácia do Instituto de Pesquisa Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz), que implementou algumas inovações no campo do cuidado dentro da assistência farmacêutica, e o NAF, onde teve uma aproximação mais íntima com o processo de pesquisa e de cooperação com o governo brasileiro e outros países da região das Américas e África. "Entendo a condecoração como uma homenagem aos grupos de pesquisa em que venho trabalhando na Fundação. No Ipec, tivemos um grupo muito unido e, hoje, todos são muito ativos no campo; no NAF, se constituiu uma equipe sob a liderança inicial do ex-diretor da ENSP, Jorge Bermudez, e da Maria Auxiliadora Oliveira, que também imprimiram um tom de grupo produtivo, unido, comprometido com os princípios do SUS e de uma assistência farmacêutica humanizada".

O Núcleo de Assistência Farmacêutica foi credenciado, em 1998, como Centro Colaborador da OPAS/OMS (Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde) para políticas farmacêuticas, pelo seu desempenho como centro produtor de conhecimento e informações técnico-científicas essenciais para alimentar os processos de tomada de decisão nas diferentes arenas nacionais e internacionais envolvidas nas etapas de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas, que visam expandir o acesso da população aos medicamentos essenciais.

O Núcleo é formado por um grupo multiprofissional, que apoia países da América Latina América Central, Caribe e África na aplicação de metodologias de avaliação da OMS e na estruturação das suas políticas farmacêuticas. Possui uma série de colaborações com o MS e com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na condução dos estudos de preço dos medicamentos no Brasil e no estudo da dispensação de medicamentos aos pacientes com HIV/Aids. Desenvolve pesquisas sobre o atendimento aos pacientes portadores de malária na região da Amazônia Legal, no diagnóstico da Farmácia Hospitalar no Brasil e na avaliação do Programa Farmácia Popular. "Esse conjunto de trabalho, obviamente, não é feito só por mim. Todas essas atividades apontam para essa condecoração".

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos