Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Curso internacional analisa influência da internet na saúde

A maneira pela qual a busca de informações na internet influencia a relação médico-paciente será um dos temas do curso internacional 'Internet, Autocuidado e Saúde', da ENSP, coordenado pelos pesquisadores Luis David Castiel (ENSP/Fiocruz), Maria Cristina Rodrigues Guilam (ENSP/Fiocruz) e André de Faria Pereira Neto (COC/Fiocruz). O curso será realizado nos dias 18, 25 e 27 de novembro e 2 e 4 de dezembro, das 9 às 17 horas. A atividade valerá créditos para os alunos de pós-graduação da ENSP e também será aberta para alunos de outras instituições. Os interessados podem obter informações em laiss@ensp.fiocruz.br.

O curso é a primeira atividade do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss), coordenado pelos três pesquisadores na ENSP e com o objetivo de indicar páginas eletrônicas que possam servir de referência na área da saúde, ajudando os paciente a se informarem corretamente sobre as doenças. O Laiss será integrado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), complementando programas e projetos, e contará com a parceria do Comitê de Democratização da Informática (CDI) para a formação de Escolas de Informação e Cidadania (EIC's). Terá o papel de formar e supervisionar instrutores, bem como dar orientação pedagógica.



O curso contará com a participação dos professores Michael Hardey, da York University, Inglaterra; Monica Murero, da University of Florence, Itália; Patrick McGowan, da University of Victoria, Canadá; e Ronald Rice, da University of California, Estados Unidos. Também participam Dilton Maynard, da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Rodrigo Baggio, do Comitê de Democratização da Informática (CDI); Theophilos Rifiotis, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Luiza Hoga e Fernando Lefevre, da Universidade de São Paulo (USP); Paulo Roberto Vasconcellos, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); e o pesquisador da ENSP Luiz David Castiel.

'Internet, Autocuidado e Saúde' terá carga horária de 30 horas, e a participação valerá créditos para alunos dos programas de pós-graduação da ENSP e de outras instituições. O curso tem o objetivo de analisar a expansão e o impacto econômico, social e cultural da internet no Brasil e no mundo, além da sua influência na saúde - particularmente na relação médico-paciente e na formação de Comunidades Virtuais.

De acordo com o coordendor André Pereira, o acesso à informação na internet pelo usuário dos serviços de saúde tem uma potencial condição de influenciar no autocuidado. "Internet e autocuidado são quase duas faces da mesma moeda. Não dá para pensar em internet na área da saúde sem pensar nos impactos que seu uso traz no autocuidado. O autocuidado em si não é negativo. O que é negativo é um autocuidado mal orientado voltado para a doença, e não para o bem-estar da população".

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos