Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP exibe 'Garapa' em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação

Em 2009, o Dia Mundial da Alimentação (16/10) foi dedicado ao tema 'Alcançar a segurança alimentar em época de crise', com o objetivo de estimular a reflexão sobre o quadro atual da insegurança alimentar mundial. Para celebrar a data, a ENSP, por meio do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Região Sudeste (Cecan/ENSP), vai exibir o filme 'Garapa', seguido de debate com a pesquisadora Maria do Carmo Freitas (UFBA) e com o diretor do Ibase, Francisco Menezes, na quinta-feira (22/10), no Auditório Térreo da ENSP.

Os pontos centrais de reflexão sobre o Dia Mundial da Alimentação 2009 deverão ser a proteção aos mais vulneráveis e o aumento dos investimentos na agricultura. De acordo com a coordenadora do Cecan, Denise Barros, é necessário promover um debate sobre a relação homem, alimento e meio ambiente, além de se verificar como essa relação influencia a alimentação das pessoas. "Com o Centro Colaborador, estamos inseridos nesse movimento e procuramos trabalhar em cima de temáticas como a segurança alimentar e nutricional e a relação do alimento com o meio ambiente. A ideia é termos diferentes olhares sobre essa questão, e o filme contribui para essa discussão".

Segundo o representante Regional da FAO para América Latina e Caribe, José Graziano da Silva, a alta dos preços dos alimentos e a crise econômica levaram milhões de pessoas à insegurança alimentar, e muitos países afetados não têm recursos próprios para responder. Portanto, em sua opinião, é preciso reforçar a cooperação entre os governos, doadores e agências internacionais para dar assistência emergencial às famílias afetadas e promover, a médio e longo prazo, ações para aumentar sua capacidade produtiva.



Ainda de acordo com os números da FAO, este ano, estima-se que a fome atingirá um novo recorde histórico: 1,020 bilhão de pessoas no mundo - uma em cada seis pessoas no planeta. Na América Latina e Caribe, a previsão para 2009 é que 53 milhões de pessoas não se alimentem adequadamente, o que significa o retorno aos níveis de subnutrição existentes no início da década de 1990.

ENSP entra na luta para tornar a alimentação um direito social universal

A alimentação já foi assunto abordado pela ENSP durante a semana comemorativa dos seus 55 anos, que teve como tema 'Saúde, inclusão social e cidadania: contra a fome e a miséria'. Na ocasião, a Escola aderiu ao abaixo-assinado para aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 047/2003, que inclui a alimentação entre os direitos sociais estabelecidos no artigo 6º da Constituição. A campanha 'Alimentação: direito de todos' é organizada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), com apoio de entidades públicas e da sociedade civil. O objetivo é criar um grande movimento, com repercussão nacional, para que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC nº 047/2003).

Garapa

Segundo a ONU, mais de 920 milhões de pessoas sofrem de fome crônica no mundo. O impacto desses números depende na nossa compreensão sobre o que significa 'passar fome'. Geralmente, os meios de comunicação discutem a questão a partir de uma perspectiva macroscópica, debatendo as causas ambientais, geográficas, econômicas e políticas da fome. Embora este debate seja fundamental, continuamos, no entanto, sem saber como é a vida das pessoas que passam fome. Para que se compreenda o real significado do problema, é necessário conhecê-lo de perto. Garapa é o resultado dessa preocupação. O filme é fruto de mais de 45 horas de material filmado por uma pequena equipe que, durante quatro semanas, acompanhou o cotidiano de três famílias no Estado do Ceará. À frente dessas famílias estão Rosa, Robertina e Lúcia - mulheres que, diante as condições mais adversas, buscam estratégias de sobrevivência.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos