Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Centro de Saúde Escola comemora Dia Internacional do Idoso

No Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta quinta-feira (1/10), o Programa de Atenção a Saúde do Idoso (PASI), do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), realizou a 11ª Semana do Idoso, entre os dias 28 e 30 de setembro. A temática desta edição foi 'memória e vida', escolhida pelos próprios idosos do PASI. Com cerca de cem idosos, o Programa do Centro de Saúde funciona como catalizador, favorecendo a interação dos participantes e estimulando o desenvolvimento de soluções próprias e específicas para seus problemas, bem como o resgate da auto-estima e do controle do próprio tempo e da própria vida do idoso.

A pesquisadora do CSEGSF Zélia Andrade foi responsável pela oficina 'memória, vida e auto-estima' que consistia no resgate das lembranças dos idosos para manterem sua auto-estima. Além de serem estimulados a recordarem eventos que os marcaram, os idosos deram seu conceito de auto-estima. Ao final da atividade, o grupo demonstrava a solidariedade através da frase "nós o apoiámos". O clima de descontração no evento era tanto que os idosos nem mesmo quiseram debater o que pode baixar a auto-estima. "Eles não quiseram falar de nada negativo, apenas coisas boas", contou Zélia.

A pesquisadora ressaltou ainda que o sucesso do evento está relacionado ao trabalho contínuo do PASI. "Se não tivéssemos os laços solidários e a organização que o PASI construiu, ao longo dos anos com o grupo, com certeza não teria sido fácil e gratificante falar sobre o tema. Muitos, inclusive, afirmaram que o PASI é o grande promotor da auto-estima e as atividades que o projeto realiza salvaram suas vidas".

Além da dinâmica, o grupo foi presenteado com uma música composta pela pesquisadora especialmente para a ocasião. 'O canto do abraço da vida', segundo a pesquisadora, "vai além de uma homenagem ao grupo uma música que deve ser cantada para manter a auto-estima. Mais importante que tê-la é mantê-la". Zélia explicitou ainda a necessidade de levar a experiência do grupo para fóruns e congressos. "Nesta oficina Foram 58 idosos, ou seja, 58 respostas diferentes do que é a auto-estima. Esse é um universo de dados muito rico que não podemos perder".

Em seguida, a pesquisadora Valéria Lino ministrou uma palestra sobre a doença de Alzheimer. Atualmente, cerca de 18 milhões de pessoas no mundo possuem a doença. No Brasil, esse número é de 1 milhão e 200 mil pessoas. É uma doença onde o maior fator de risco é a velhice. A pesquisadora fez um apanhado geral sobre as causas, como se manifestam e o tratamento para o Alzheimer. A doença leva a um declínio cognitivo manifestado pelo esquecimento de fatos recentes, confusão tempo-espacial, problemas na linguagem e na capacidade de organizar tarefas do dia-a-dia como trabalhar com dinheiro, por exemplo. Existem medicamentos que retardam a evolução da doença, entretanto, Valéria apresentou algumas formas de redução para o risco da demência como o lazer, a prática de exercícios físicos, o exercício intelectual como a leitura e o contato social, seja com amigos, parentes ou o cônjuge.

Além dessa explicação, a pesquisadora mostrou outras patologias que influenciam no aparecimento do Alzheimer como hipertensão arterial, diabetes ou um traumatismo craniano. Valéria acredita que nos próximos 10 anos surjam tratamentos mais eficazes para a doença, caracterizada por um acúmulo de material na região dos neurônios proveniente do metabolismo anormal de duas proteínas: a Tau e a peptídeo beta-amilóide.

Criado em dezembro de 1995, o Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Pasi) vem se fortalecendo como um espaço que se traduz em sentimento de pertencimento, referência e apoio emocional permitindo a troca de experiências de forma aberta e sem restrições. Às segundas, terças e quartas-feiras, às 13 horas, os idosos do Pasi participam, entre muitas outras coisas, de aulas de educação em saúde, palestras, atividades de estimulação cognitiva e de psicomotricidade, canto coral, grupo de convivência social e psicológica, e oficinas de artesanato.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos