Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Centro de Saúde Escola inicia residência médica em saúde da família

O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) passa a oferecer titulação de especialista em Saúde da Família e Comunidade para médicos residentes. Aprovado em 2008 pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), as duas primeiras médicas aprovadas no programa de Residência Médica do Centro de Saúde Escola já estão em atividade. O curso teve início em 31/08 e tem em seu programa atividades teóricas e práticas junto às oito equipes de saúde da família do Centro de Saúde Escola e a outras unidades da Fiocruz.

Através de uma parceria com a Faculdade de Medicina da UFRJ, o curso visa capacitar profissionais para atuar na área de atenção primária à saúde da família. Para isso, os residentes irão acompanhar todo o trabalho das equipes em plantões, farão atendimentos ambulatoriais, entre outras atividades.

Para a pesquisadora Elyne Engstrom, uma das coordenadoras da residência do Centro de Saúde Escola, "o diferencial desse programa é a prática clínica dos residentes na área de atenção primária e um contato maior com as equipes do PSF, possibilitando uma visão ampla da questão da saúde da família e da comunidade". Segundo Carlos Eduardo Campos, preceptor da UFRJ, "essa residência vem suprir uma necessidade de formar profissionais que queiram trabalhar especificamente nessa área".

Para Bárbara Cândido Araújo, uma das residentes do programa, "a afinidade com o programa se dá pela abrangência com a qual ele trata o paciente, não somente do ponto de vista da doença, mas de enxergar o paciente como um ser humano integral", explicou. A outra residente Sabrina Farias Juventude não esconde que o Centro de Saúde Escola a levou a escolher a medicina de família e comunidade. "Eu estava em dúvida quanto a área que iria seguir, mas isso mudou quando entrei no Centro de Saúde Escola. Fui muito bem influenciada pelo trabalho das equipes de Saúde da Família", disse.

Saiba mais sobre o curso

A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação Lato sensu, sob a forma de cursos de especialização, destinada a médicos e caracterizada por treinamento em serviço, em regime de tempo integral, com 60 horas semanais, no total de 5.520 horas. O programa é um intercâmbio com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e oferce bolsa auxílio de R$1.916,45.

O programa terá dois anos de duração, em tempo integral, com atividades teóricas e teórico-práticas (20%) e atividades práticas de formação em serviço (80%). A formação em serviço, feita sob supervisão de preceptores, é desenvolvida junto às equipes de saúde da família do CSEGSF/ENSP/Fiocruz, localizadas em Manguinhos no município do Rio de Janeiro.

As atividades teóricas e teórico-práticas são desenvolvidas nas dependências da ENSP, sendo acompanhadas por docentes e pesquisadores. Essas atividades são estruturadas de forma a possibilitar a problematização da realidade por meio de orientações específicas, seminários, estudos de caso, aulas expositivas, clube de revista e outras formas de ensino.

A coordenação geral do curso é dos pesquisadores do Centro de Saúde Escola Elyne Montenegro Engstrom e Antônio Sérgio de Almeida Fonseca.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos