Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP recebe mais duas alunas do intercâmbio com universidade americana

Dando continuidade ao projeto de cooperação interinstitucional entre a ENSP e o Departamento de Saúde Internacional da Escola de Enfermagem e Estudos em Saúde da Georgetown University, foram recebidas pela Direção da Escola mais duas alunas, Michelle Buchholz e Akite Daniel, por meio do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP). Elas passarão cerca de quatro meses com as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), do Centro de Saúde Escola, para aprofundar seus estudos e vivenciar o sistema de saúde brasileiro a partir de uma experiência pública.

De acordo com Else Gribel, chefe do Centro de Saúde Escola, o programa é dividido em teoria e prática. Na Georgetown University, as alunas adquiriram componentes teóricos de saúde pública, e na ENSP, por meio das disciplinas do curso de saúde publica, receberão aulas sobre legislação, estrutura e diretrizes do modelo de saúde pública no Brasil. "A parte prática do programa será realizada no Centro de Saúde Escola. Elas acompanharão equipes de Saúde da Família, o processo de gestão e, principalmente, a articulação com a comunidade", explicou Else.

"O Centro de Saúde Escola será o articulador desse projeto. Faremos a parte teórica com a coordenação da Escola de Governo, e aqui (no Centro de Saúde Escola) elas vão adquirir a experiência e a vivência de atenção e assistência em saúde pública", destacou Else.

Desde a chegada ao Brasil, as alunas já conheceram algumas comunidades do Complexo de Manguinhos e participaram de fóruns e discussões na Escola. Segundo a chefe do Centro de Saúde Escola, durante o período de estadia no Brasil as alunas vão participar de diversos eventos que acontecerão na Escola, entre eles a semana de aniversário da ENSP, o congresso da Abrasco e talvez passem um período na escola de medicina de São Paulo.

Para Michelle e Akite, essa oportunidade está sendo única. De acordo com as alunas, o intercâmbio acontece com vários países, porém, no Brasil, o leque de oportunidades de conhecimento é muito vasto. "Estamos muito satisfeitas em estar no Brasil. Vamos aproveitar todas as opções que a Fiocruz tem para nos oferecer", ressaltou Michelle.

Segundo Else, esse intercâmbio é bilateral e de aprofundamento de conhecimento dos modelos de saúde pública. "O objetivo é estreitar cada vez mais as relações e fazer a aproximação da saúde pública. Afinal, estamos todos trabalhando pelos mesmos objetivos". Segundo Else, o projeto está em fase de amadurecimento. Em breve, alunos e docentes da ENSP também deverão ser recebidos pela universidade americana.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos