Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Loucos por Música reverterá renda para projeto de saúde mental da ENSP

Nesta quarta-feira (12/08), terá início a quinta edição do projeto 'Loucos por Música',com um musical em homenagem aos 20 anos da morte de Raul Seixas. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a situação de pessoas com distúrbios mentais e a importância dos tratamentos através da música e da arte. Entre as novidades deste ano está a parceria com o projeto 'Todos os Tons: Música, Arte e Inclusão em Saúde Mental', coordenado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP/Fiocruz), que receberá a renda dos shows para apoiar atividades culturais que sejam executadas por usuários de serviços de saúde mental.

O projeto 'Todos os Tons: Música, Arte e Inclusão em Saúde Mental' busca minimizar o sofrimento, melhorar a qualidade de vida e a reintegração na sociedade do usuário de serviços de saúde mental, contando com mostras culturais, oficinas e eventos, voltados para a importância da cultura e da arte no resgate e na ajuda profissional. É coordenado por Paulo Amarante e Liliane Mendes Penello, ambos defensores do processo de Reforma Psiquiátrica brasileira e mundial.

A expectativa dos coordenadores do projeto 'Todos os Tons' é contribuir para o entendimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil como um processo social complexo destacando a cultura como uma das dimensões principais deste campo. Este também segue a perspectiva do Plano Nacional da Cultura que tem como meta o estímulo à criação artística, democratização das condições de produção, oferta de formação, expansão dos meios de difusão, ampliação das possibilidades de fruição, intensificação das capacidades de preservação do patrimônio e estabelecimento da livre circulação de valores culturais, respeitando-se os direitos autorais e conexos e os direitos de acesso e levando-se em conta os novos meios e modelos de difusão e fruição cultural.

Homenagem a Raul Seixas abre 'Loucos por Música' em 2009

O primeiro show 'Loucos por Música', marcado para o 12 de agosto (quarta-feira), acontecerá no Canecão (RJ), às 20h30. Com produção de Lana Braga, o encontro reunirá a filha do cantor, Vivi Seixas, com a banda de Arnaldo Brandão ('O tempo não para').

A banda Harmonia Enlouquece abrirá a noite e a pintura feita durante todo o show será da artista plástica Yuli Geszti, que se dedica exclusivamente à pintura em tinta acrílica. No final da quinta temporada do 'Loucos Por Música', será realizado um leilão das telas, cuja renda também irá para o projeto 'Todos os Tons'.

O 'Loucos Por Música', que estreou no Rio e já faz parte da agenda cultural da cidade, chega a sua terceira temporada em Salvador, onde começou em 2007. Com apoios de peso, como dos Ministérios da Cultura e da Saúde, o projeto beneficente já teve em seu palco cantores de diversos estilos, como Maria Bethânia, Ana Carolina, Djavan, João Bosco e Elba Ramalho.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos