Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP formará multiplicadores para a promoção da alimentação saudável

Com o objetivo de capacitar profissionais que atuam no campo da alimentação infantil, o Ministério da Saúde lançou, em 2002, o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos. No entanto, o aumento da obesidade infantil no país levou a Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN/MS), do MS, em parceria com a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN/Brasil) e apoio da Opas e Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição (CECANs), a implementar a Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Saudável (ENPACS). O Cecan/ENSP é parceiro da inciativa e será responsável pela capacitação de profissionais de saúde em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O manual contém os dez pontos recomendados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) para melhorar a alimentação infantil das crianças menores de dois anos no Brasil. Entretanto, de acordo com a coordenadora do Cecan da ENSP, Denise Cavalcante de Barros, a implementação deste guia não vem sendo realizada corretamente, e isso se reflete no aumento da obesidade precoce - fruto de alimentação inadequada das crianças.


Por isso, de acordo com Denise, a ideia é formar multiplicadores e organizar uma rede de pessoas, como a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar, que trabalha com o incentivo ao aleitamento e mobiliza diversas pessoas em prol dessa causa. O objetivo da ENPACS é impulsionar a orientação da alimentação complementar como atividade de rotina nos serviços de saúde, contemplando a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância, sem perder de vista a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. "Usaremos a metodologia dessa rede para a alimentação complementar. Nossa intenção é dar conselhos sobre como realizar uma boa alimentação complementar".

O Cecan/ENSP irá atuar na capacitação de profissionais em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A formação começará com coordenadores estaduais, seguida dos coordenadores municipais que, por sua vez, irão formar os multiplicadores presentes nas unidades de saúde. "Queremos formar profissionais de saúde e outros profissionais das Unidades de atenção básica das esferas estaduais e municipais do SUS. Nossa ideia é atuar em parceria com a Estratégia Saúde da Família". A primeira oficina para formação de multiplicadores foi realizada na semana de 13 a 17 de julho, em Jundiaí, São Paulo, com os representantes do MS, IBFAN, coordenadores estaduais da área de alimentação e Nutrição e dos CECANs. De acordo com Denise, os Centros Colaboradores se comprometeram a realizar pelo menos uma oficina em cada estado.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos