Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP e instituto português assinam Programa de Cooperação

Representantes da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca e do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), de Portugal, se reuniram, no mês de julho, para a assinatura do Programa de Cooperação entre as instituições no âmbito das Comunidades dos Países de Língua Portuguesa. O encontro contou com a presença de Vitor Borges, membro do Conselho Diretivo do Instituto, que, além da ENSP, visitou outras unidades da Fiocruz com o objetivo de definir os principais pontos que serão objetos de cooperação internacional entre as duas instituições.

Participaram da reunião Luis Eduardo Fonseca, assessor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, o vice-diretor de Cooperação de Escola de Governo, Marcelo Rasga Moreira, representando a Direção da ENSP, além dos pesquisadores José Inácio Motta, Odir Clécio da Cruz Roque, Silvana Granado, Denise Barros e Érica Kastrup, da Assessoria de Cooperação Internacional da Escola.

Marcelo Rasga apresentou ao visitante a estrutura da ENSP, seus departamentos e o papel da Vice-direção de Cooperação de Escola de Governo junto ao SUS. O professor propôs que a ENSP faça um esboço das possibilidades de parcerias com o Instituto, apontando as áreas prioritárias para a cooperação, e que o documento seja apresentado para discussão com o INSA.

Em seguida Vitor Borges explicou as principais linhas de trabalho do INSA, conforme sua organização estrutural. São elas: alimentação e nutrição; doenças infecciosas; epidemiologia; genética; promoção da saúde e doenças crônicas; e saúde ambiental. O representante português informou ainda que está em fase de finalização o 'Portal da Saúde Brasil-Portugal', que será um espaço de integração para os profissionais da saúde dos dois países, onde será possível colocar e obter informações sobre as pesquisas e trabalhos em andamento.

Já os pesquisadores da ENSP Odir Clécio da Cruz Roque, Silvana Granado e Denise Barros apresentaram, cada um, seus respectivos departamentos e as atividades desenvolvidas por eles. Odir Clécio, do Departamento de Saúde e Saneamento Ambiental ressaltou as pesquisas relativas à microbiologia das águas, qualidade das areias das praias e dos rios. Já Silvana Granado, do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde, abordou os projetos ELSA e de saúde da mulher e da criança, que conta com a colaboração com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Região Sudeste (Cecan/CSEGSF/ENSP), coordenado por Denise Barros. Esta última explicou o trabalho desenvolvido pelo Cecan e as parcerias internacionais mantidas nessa linha.

Encerrando a reunião, o assessor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS/Fiocruz) Luis Eduardo Fonseca falou a respeito da importância da institucionalização das ações de cooperação que acontecerão sob o protocolo de cooperação e ressaltou a importância de se criar mecanismos para que as pessoas se falem institucionalmente.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos