Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Diagnóstico do parque laboratorial da ENSP subsidiará Plano Diretor

A Direção da ENSP deu início ao processo de diagnóstico da situação dos laboratórios da Escola baseado em requisitos da boa gestão da qualidade, da biossegurança e ambiental. Para isso, foi nomeada uma comissão que, a partir de entrevistas e visitas técnicas, apresentará um relatório até o fim de agosto. Os laboratórios da ENSP são utilizados para pesquisa, ensino e prestação de serviços.

Na sexta-feira (3/07), foi realizada uma reunião ampliada com chefes de departamentos, pesquisadores e técnicos para apresentar a comissão e ouvir os representantes de cada um dos cerca de 20 laboratórios em atividade na Escola. Segundo o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, a comissão desenvolverá os estudos em consonância com a política da qualidade definida como estratégica para os serviços laboratoriais, bem como de acordo com a missão e objetivos da instituição quanto à realização das atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e prestação de serviços.

A comissão é composta dos pesquisadores Adauto Araújo, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp), Ary Carvalho de Miranda, ex-vice-presidente de Serviços de Referência e Ambiente da Fiocruz, atualmente no Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), e da tecnologista Ana Beatriz Moraes da Silva, que, durante oito anos, assessorou o vice presidente Ary Miranda na área de laboratórios de referência da Fiocruz.

Para o diretor Antônio Ivo de Carvalho, a reorganização e modernização do parque laboratorial da Escola é uma exigência para projetar a ENSP do futuro, recuperando sua excelência no campo da pesquisa biológica com aplicação na saúde pública. "Em 2006, foi realizado o primeiro diagnóstico dos laboratórios da Escola. Como já se passaram dois anos e vários eventos se sucederam, como a inclusão do Centro de Referência Professor Hélio Fraga à estrutura da ENSP, vamos realizar novo diagnóstico, que culminará no primeiro Plano Diretor para Laboratórios da ENSP, tendo em vista a capacidade de pesquisa e serviços da Escola", explicou o diretor.

O Plano Diretor de Laboratórios da Escola - a ser elaborado por um colegiado de especialistas, que reunirá os membros da comissão e especialistas designados pelo CD - permitirá a racionalização do uso de equipamentos e espaços, levando em conta as necessidades específicas de pesquisa e de serviços, assim como a modernização do parque, com base num planejamento para o futuro e nas prescrições de qualidade necessárias à segurança dos pesquisadores e acreditação de todos os laboratórios.

A Vice-Direção de Desenvolvimento Institucional e Gestão foi destacada para acompanhar o processo de trabalho da comissão. Para o vice-diretor Pedro Barbosa, trata-se de um grande desafio, que demandará grande interação entre as equipes. "O processo está se iniciando e deve ser de troca entre os trabalhadores e responsáveis pelos laboratórios e a comissão nomeada para retomar e atualizar processos anteriores de diagnóstico", disse ele.

De acordo com Ana Beatriz Moraes da Silva - que está retornando à ENSP após mais de oito anos alocada na Presidência da Fiocruz -, o diagnóstico técnico fornecerá informações importantes para a construção da Central de Laboratórios da ENSP, que deverá ter uma área útil de cinco mil metro quadrados, onde, atualmente, está localizado o prédio do antigo Politécnico, no campus da Fiocruz, no Rio.

A Central de Laboratórios abrigará os laboratórios do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp), Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA) e Departamento de Ciências Biológicas (DCB). Outros três departamentos também possuem estruturas laboratoriais: Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) e Centro de Referência Professor Helio Fraga (CRPHF). "Precisamos definir o papel de cada laboratório de acordo com a missão da Escola. Contamos com todos os trabalhadores para concluirmos esse trabalho tão importante para a definição da estrutura da ENSP", finaliza Ana Beatriz.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos