Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP sedia X Conferência Distrital de Saúde da AP 3.1

A ENSP/Fiocruz abrirá suas portas para sediar a 'X Conferência Distrital de Saúde da A.P 3.1', que acontece de 2 a 4 de julho, das 8 às 18 horas, no Auditório Térreo. O encontro tem como tema 'A construção do modelo de atenção básica e saúde ambiental: desafios de gestão', reunindo uma série de especialistas e contando também com a participação de pesquisadores da Escola em algumas palestras. Os resultados do encontro servirão como subsídios para a 'X Conferência Municipal de Saúde do Rio de Janeiro', marcada para outubro de 2009.

A organização da 'X Conferência Distrital' está a cargo do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e pretende reunir diversos segmentos da sociedade civil organizada e autoridades do setor para avaliar a situação da Saúde, formular diretrizes e definir estratégias, visando alcançar a otimização dos serviços de saúde, mediante a integração das três esferas de governo entre si e destes com as redes universitárias filantrópicas e privadas, integrantes do SUS na Área Programática 3.1.

Os objetivos específicos do encontro são: análise do SUS na AP 3.1 e no município do Rio de Janeiro; avaliação da Rede de Saúde na AP 3.1; escolha dos delegados que integrarão a 'X Conferência Municipal de Saúde do Rio de Janeiro'; e aprovação do Regimento Interno da Conferência Distrital de Saúde da A.P 3.1. Os temas que terão destaque nas mesas de debate são a legislação do controle social, a saúde ambiental, a gestão da atenção primária e o modelo de atenção à saúde.

Entre os participantes da Escola nos debates da 'X Conferência Distrital de Saúde da A.P 3.1' estão: o assessor da Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde e parlamentar Paulo Pinheiro, o pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) Marcelo Firpo, e a chefe do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) Else Griebel.

A Área Programática 3.1 é composta dos bairros Bancários, Bonsucesso, Braz de Pina, Cacuia, Cidade Universitária, Cocotá, Complexo do Alemão, Cordovil, Galeão, Jardim América, Jardim Carioca, Jardim Guanabara, Manguinhos, Maré, Moneró, Olaria, Parada de Lucas, Penha, Penha Circular, Pitangueiras, Portuguesa, Praia da Bandeira, Ramos, Ribeira, Tauá, Vigário Geral, Zumbi, Freguesia - Ilha, Cidade Alta e Nova Holanda. Por incluir o complexo de Manguinhos, a AP 3.1 tem um amplo trabalho com a Fundação Oswaldo Cruz, principalmente no campo da saúde com vistas a melhorar a qualidade de vida da população local. O Centro de Saúde é um dos principais parceiros nessa atividade, por ser uma referência no atendimento à população e trabalhar, através da Estratégia Saúde da Família, com equipes dentro da comunidade.

A 'X Conferência Municipal de Saúde do Rio de Janeiro' tem como tema 'O SUS para a População do Rio de Janeiro; Seus Trabalhadores, Sua Rede, Saúde Ambiental e a Legislação do Controle Social'.

Histórico

Em agosto de 2007, a Escola Nacional de Saúde Pública sediou a etapa Distrital da '13ª Conferência Nacional de Saúde'. Com o tema 'Avaliação e Resgate do Controle Social do SUS', a Conferência da Área Programática 3.1 (AP 3.1) discutiu a necessidade de dar maior atenção à saúde do profissional de saúde, a ampliação das Equipes do PSF na região e a necessidade de possuir mais leitos e profissionais capacitados para o atendimento à população da região. Além disso, elegeu três delegados para representarem a região e a Fiocruz na Etapa Municipal - a chefe do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP (CSEGSF), Else Gribel, como delegada gestora; a técnica de enfermagem do ESF, Maria Raimunda dos Santos Filha, como representante dos profissionais do Centro; e José Liporage Teixeira, representando o Ipec/Fiocruz.

Esta foi a primeira vez que o CSEGSF teve uma representação dentro da Conferência Distrital. De acordo com Maria Raimunda Filha, que atuou como conselheira nesta etapa, o fato de a ENSP sediar o encontro foi positivo, já que é na Escola onde se encontra a maior concentração do PSF de Manguinhos, além de ter sido uma possibilidade de colocar em evidência o trabalho realizado no Centro de Saúde e expor, de melhor forma, as reivindicações da ENSP.

Segundo Raimunda, o assunto mais levantado na conferência foi com relação à atenção da saúde do trabalhador de saúde. "Encontramos muitos profissionais que cuidam da Saúde dos outros e não tem tempo para cuidar da sua própria saúde. Muitas vezes porque saem de um trabalho para o outro, ou por falta de tempo mesmo. Por isso, há uma proposta da AP 3.1 de ter núcleos para cuidar da saúde do trabalhador. A Fiocruz já possui o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP (Cesteh) e o Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/Fiocruz). No entanto, queremos ampliar esse modelo de atenção para toda a região".

Durante esta Conferência Distrital, vários serviços foram oferecidos no pátio da ENSP. Dentre eles, como realizar o autoexame das mamas, como manter a higiene bucal, como cuidar da audição e os serviços do PSF na região.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos