Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Centros colaboradores em alimentação e nutrição passarão a operar em rede

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Região Sudeste (Cecan), vinculado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ ENSP/Fiocruz), vai passar a operar em rede nas cooperações técnicas para o Ministério da Saúde. A estratégia foi desenhada no Encontro do Centro de Referência Nacional e Colaboradores Regionais em Alimentação e Nutrição, realizado no Rio de Janeiro.

Nos dois primeiros dias do encontro, foram realizadas reuniões dos Centros Colaboradores Regionais - a Fiocruz representa a região Sudeste - e dos Centros Colaboradores Nacionais, representados pela Universidade de Brasília (UnB), pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Coordenação Geral da Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (CGPAN/ DAB/MS).

O objetivo do encontro foi reunir todas as instituições parceiras para desenvolver assessorias, pesquisas e trabalhos na área de formação de recursos humanos e, assim, contribuir com a área de alimentação e nutrição do SUS. "Foi um momento em que discutimos prioridades para os próximos anos. Foram delineadas algumas áreas de pesquisa estratégicas, como a formação de recursos humanos".

"Nesse encontro, foram rediscutidos planos de trabalho que já existem, mas que estão tomando novos rumos. Um dos planos em discussão é como essas instituições vão passar a formar uma rede. Para isso, foram definidas novas formas de organizar o nosso trabalho, de maneira que essas instituições sejam nucleadoras da rede, e assim será possível aglutinar instituições participantes', destacou a pesquisadora da ENSP Elyne Engstrom, que participou do encontro.

Rede possibilitará ações pactuadas

A criação da rede, segundo Elyne, possibilitará que os Centros Colaboradores desenvolvam ações pactuadas e ao mesmo tempo tenham autonomia para desenvolver ações e estudos de seu próprio interesse. Dessa forma, o argumento principal para a organização da rede é a possibilidade de potencializar ações e atividades e desenvolver estudos multicêntricos e uma série de outras ações, sem perder autonomia para desenvolver atividades isoladas.

No último dia do encontro, de acordo com Elyne, foi discutido junto ao MS como essas redes vão se associar ao Grupo Técnico de Alimentação e Nutrição (GT) da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). A prioridade do GT da Abrasco junto aos Cecans'S é desenvolver o programa Saúde na Escola, com ações educativas em alimentação e nutrição. "Essa associação com o GT da Abrasco é fundamental para pensarmos numa agenda de promoção da saúde nas escolas", destacou Elyne.

Na ocasião, também foi discutido o tema da primeira oficina temática, que será realizada junto com o GT da Abrasco, 'Nutrição e Saúde Coletiva', que também será discutido em uma oficina pré-congresso do Abrascão, em Recife. "Vamos discutir nutrição e saúde pública com base em evidências, ou seja, como subsidiar políticas públicas com resultados de estudos. Essa é uma proposta do primeiro tema, mas ainda tem outros temas que estão sendo aprovados. O objetivo é associar gestores e pesquisadores e, dessa forma, unir a teoria com a prática", concluiu Elyne.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos