Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

NAF coordena GT para inserir assistência farmacêutica na atenção básica

O Núcleo de Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública (NAF/ENSP) foi convidado a integrar um grupo de trabalho (GT), proposto pela Opas, para elaborar estratégias para inserção da assistência farmacêutica na atenção primária em saúde (APS). A iniciativa atende a diretora-geral da Organização Mudial da Saúde, Margareth Chan, que defende o fortalecimento da atenção primária para reduzir iniquidades na área da saúde, e a comemoração dos 30 anos da Conferência de Alma-Ata sobre Cuidados Primários de Saúde, realizada no Canadá, em 1978, quando a questão da equidade em saúde passou a integrar a agenda política internacional.

A OMS vem trabalhando de forma persistente para que esse tema conduza à sua agenda de trabalho e a dos escritório regionais. Sendo assim, de acordo com a pesquisadora do NAF/ENSP, Vera Lucia Luiza, esse processo chegou de forma importante à Opas, que mobilizou diversas áreas de atuação para se articularem e contribuírem para o fortalecimento da APS. A unidade que trabalha com Medicamentos e Tecnologias da Opas se inseriu nesse processo e, como iniciativa, criou um Grupo de Trabalho das Américas, cujo propósito é discutir e formular estratégias para a inserção dos serviços farmacêuticos na APS. O grupo realizou um encontro de 31 de março a 2 de abril, em Santo Domingo, na República Dominicana, para consolidar suas ações e definir diretrizes para o desenvolvimento de serviços farmacêuticos como parte integral dos serviços de saúde na atenção primária. Participaram 19 profissionais de diferentes países, selecionados pela sua atuação no campo da assistência farmacêutica.

A partir da análise estratégica da situação farmacêutica nas Américas, o grupo optou por formular um documento base para definir as diretrizes de trabalho. O NAF foi convidado para compor a coordenação do grupo, composto de Nelly Marin Jaramillo, consultora regional de Políticas Farmacêuticas da Opas; Adriana Mitsue Ivama, consultora sub-regional de Medicamentos, Vacinas e Tecnologias da Opas; Dalia Castillo, consultora de Medicamentos, Tecnologias em Salud da Opas na República Dominicana; e Vera Lucia Luiza, pesquisadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP (NAF/ENSP/Fiocruz).

"Além de estar na coordenação do Grupo que possui componentes de diferentes países das Américas, o NAF também assumiu a secretaria desse processo; de modo que estamos na moderação da comunidade de práticas que foi criada dentro da página eletrônica da Opas. É uma comunidade fechada, com participação apenas dos membros desse GT, e vamos também trabalhar como organizadores desse documento base que será construído", afirmou Vera.

Para ela, a atuação do Núcleo consolida a colaboração com a Opas e os demais países do continente. "Para nós do NAF, é muito oportuna essa participação, já que ela vai ao encontro do esforço nacional de promover a assistência farmacêutica na atenção primária em saúde. O MS e o movimento farmacêutico estão discutindo essa inserção, assim como os cursos de formação universitária. É importante a ENSP participar desse processo e consolidar cada vez mais nossa atuação com a Opas e os demais países das Américas."

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos