Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Visita fortalece intercâmbio entre ENSP e universidade americana

Na segunda quinzena de maio, a chefe do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP/Fiocruz), Else Gribel, estará em Washington, nos Estados Unidos, para fortalecer a cooperação interinstitucional estabelecida entre a ENSP e o Departamento de Saúde Internacional da Escola de Enfermagem e Estudos em Saúde da Georgetown University. O objetivo da parceria é apresentar aos alunos visitantes a teoria e a prática do sistema de saúde brasileiro, em especial os programas Estratégia Saúde da Família (ESF) e Combate ao HIV/Aids.

Além da Georgetown University, a ENSP também estabeleceu parceria com a Northwestern University. O convênio, firmado em setembro de 2008, tem duração de três anos. No primeiro ano de cooperação, a ENSP, por meio do Centro de Saúde Escola, recebeu duas alunas da Georgetown University, que passaram cerca de quatro meses com as equipes do Programa Saúde da Família (PSF), do Centro de Saúde Escola, lidando diariamente e diretamente com os moradores da comunidade de Manguinhos.

Else lembrou que, ao término do estágio, as alunas apresentaram trabalhos de conclusão de curso. As apresentações das estagiárias estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP. "Os trabalhos apresentados como conclusão de curso foram muito interessantes e demonstram o quanto elas aprenderam com esse intercâmbio", apontou a chefe do Centro de Saúde Escola. As alunas Anh Tuyet Vuong e Danielle Audrey Toth apresentaram respectivamente os trabalhos 'Integração Saúde Mental e Atenção Primária: Identificando papéis e desafios no Programa de Saúde da Família' e 'Abordagem da violência doméstica pela Saúde Pública do Brasil no Programa Saúde da Família'.

Em sua viagem, Else conhecerá a Georgetown University e suas dependências. Também participará da formatura das duas alunas que estiveram na ENSP. De acordo com Else, a ideia das universidades é que os alunos conheçam o funcionamento do sistema de saúde de outros países. "Aqui, recortamos a questão da atenção primária em saúde, que é o nosso foco e é o que sabemos fazer. Durante o estágio, as alunas participaram de algumas aulas da residência, de algumas disciplinas do mestrado para compor a carga teórica, e a parte prática foi toda feita no Centro de Saúde Escola", disse ela.

A vinda dos alunos para o período de estágio faz parte de um processo de parceria acadêmica e pedagógica entre a ENSP e as universidades, fortalecendo e consolidando o campo da cooperação internacional na Escola. Na ocasião da assinatura do convênio, um dos representantes da Georgetown University afirmou que a ideia é que a parceria possa ser ampliada para um número maior de alunos, e que eles possam atuar também em centros da Fiocruz fora do Rio de Janeiro. Else disse ainda que, para este ano, já estão sendo esperados mais dois alunos, que serão recebidos pela Escola no segundo semestre de 2009.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos