Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Lideranças se reúnem para discutir promoção da saúde no combate à dengue

Promoção da Saúde no Controle da Dengue será o tema do encontro que marcará um ano de ações do Programa de Controle da Dengue em Manguinhos (PCDM), na região do entorno do campus da Fiocruz. O evento será realizado na terça-feira (14/04), às 9 horas, no Auditório Térreo da ENSP. O PCDM nasceu de uma demanda do Fórum do Movimento Social para o Desenvolvimento Equitativo e Sustentável de Manguinhos (FMSDES) e reúne lideranças, moradores das comunidades e representantes de instituições como a Fiocruz, a Rede Centro de Cooperação e Atividades Populares (Rede CCAP) e a União Ativista Defensora do Meio Ambiente (Uadema).

A mesa de abertura do evento será composta por representantes de
instituições que tratam da questão da Dengue e da Promoção da Saúde. Dentre eles, Alberto Pellegrini, da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde; Antônio Ivo de Carvalho, diretor da ENSP; Elizabeth Campos, coordenadora do PCDM e da RedeCCAP Manguinhos; José Cerbino, da Superintendência de Vigilância em Saúde - SMSDC/RJ; o pesquisador da ENSP Paulo Sabroza; Valcler Fernandes, vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção à Saúde da Fiocruz; e Víctor Berbara, da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES/RJ.

Após a cerimônia de abertura, o pesquisador Paulo Sabroza e o médico Alberto Pellegrini vão proferir duas palestras sobre "Vigilância da saúde no controle da dengue em sistemas locais" e "Determinantes sociais: conceito e ação para a promoção da saúde", respectivamente. O evento é aberto ao público.



PCDM: um processo de construção coletiva e dialógica entre diversos interlocutores

O PCDM conta com a participação de diversas unidades da Fiocruz, entre elas, a ENSP, incluindo as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) do Centro de Saúde Escola, a Coordenação de Projetos Sociais da Presidência, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), a Diretoria de Administração do Campus (Dirac) e o Instituto Oswaldo Cruz (IOC). As atividades incluem reuniões de discussão, planejamento e implementação de atividades contínuas de controle da dengue em Manguinhos por meio de um processo de construção coletiva e dialógica entre os diversos interlocutores.

O grupo promove reuniões semanais para discutir, estruturar e manter essas atividades. Também são promovidos encontros objetivando maior adesão de participantes internos e externos à Fiocruz na implantação de novas etapas. Nessas ocasiões, tem sido destacado que, para controlar a dengue na região de Manguinhos, é necessário reforçar ações em escolas, associações de moradores, igrejas e junto aos moradores locais, com ênfase em crianças e mulheres.

Com informações da Agência Fiocruz de Notícias

Foto Capa: Peter Ilicciev

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos