Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Terrapia leva projeto de alimentação viva para Prefeitura de Teresópolis

Estabelecer parcerias e difundir a prática da alimentação viva foi o foco do encontro da coordenação do Projeto Terrapia, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), com representantes da Prefeitura de Teresópolis, no Rio. A proposta de promoção da saúde por meio da implantação da culinária viva nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Prefeitura visa a capacitar para a produção de culinária viva e ecologia doméstica. O objetivo é que os usuários atuem como articuladores na integração entre as áreas da saúde, meio ambiente e agricultura.

Durante o encontro, que contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Direito da Mulher de Teresópolis, a coordenadora do Terrapia, Maria Luiza Branco, apresentou a missão do projeto, seus objetivos e o trabalho realizado ao longo dos mais de dez anos de atuação na área. Segundo Maria Luiza, o Curso de Culinária Viva e Ecologia Doméstica foi criado para discutir as questões que fazem parte do cotidiano das pessoas dentro de suas casas, como as escolhas alimentares, as mudanças de hábitos e de estilo de vida. "A partir desse curso, pretendemos criar um grupo de culinaristas educadores da alimentação viva e do estilo de vida que essa alimentação propõe, a fim de que essa prática se espalhe na rede das Secretarias", destacou.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, de acordo com Maria Luiza, "já tem como proposta de trabalho a implementação de um programa de hortas agroecológicas urbanas. Pretendemos entrar também nesse processo como parceiro de trabalho, especialmente no que diz respeito ao preparo dos alimentos produzidos nas hortas, para, assim, ampliar o aproveitamento da produção. Acrescentaremos outras questões e discussões ao trabalho da horta, como a importância de opções alimentares mais ecológicas, soluções simples, sistema de compostagem e muitas outras frentes.

A primeira etapa dessa parceria com a Prefeitura de Teresópolis será a realização do curso e a formação de Multiplicadores em Culinária Viva e Ecologia Doméstica. Além de mudanças nos hábitos alimentares, o curso visa à geração de renda para a população. A coordenadora do Terrapia pretende também inseriro Terrapia nos programas das escolas de Teresópolis, dando apoio à elaboração de hortas, à plantação e ao consumo do que é produzido. "As frentes já estão abertas. Precisamos agora começar a trabalhar e a disseminar a alimentação viva", completou Maria Luiza.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos