Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Saúde da Família: nova residência da ENSP busca médicos

Com o objetivo de formar médicos residentes dentro dos princípios da Estratégia de Saúde da Família do Sistema Único de Saúde para o desenvolvimento de ações de promoção e atenção à saúde, foi lançado na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca o novo Curso de Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade. As inscrições, abertas até o dia 18 de fevereiro, deverão ser feitas por meio do formulário eletrônico disponível na Plataforma Siga.

Esta residência é fruto de uma parceria da ENSP, por meio do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Ela obteve credenciamento pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ainda no ano de 2008 e está sob a coordenação de Antônio Sérgio de Almeida Fonseca e da coordenadora de pesquisa do CSEGSF/ENSP, Elyne Engstron Montenegro.

De acordo com Elyne, esta especialização foi criada para estimular a participação de médicos, pois esta área apresenta uma grande carência desse tipo de profissional. "A Saúde da família é uma área estratégica e prioritária nas políticas públicas do Ministério da Saúde e por isso está em grande expansão. A residência médica em saúde da família vem no sentido de qualificar profissionais recém-formados para entrar no mercado de trabalho preparados para atuar de forma qualificada e resolutiva", apontou ela. A coordenadora destacou ainda que esta iniciativa está de acordo com a missão da ENSP de formar quadros para o SUS.

No total, foram disponibilizadas duas vagas para médicos, que deverão atuar em regime de tempo integral durante os dois anos de duração do curso. Esses profissionais contarão com 60 horas semanais de aulas, divididas em teoria e prática. As atividades práticas de formação em serviço ocuparão 80% do tempo e serão desenvolvidas junto às equipes de saúde da família do Centro de Saúde Escola, localizadas em Manguinhos.

O médico formado será um especialista em saúde da família e comunidade com conhecimento teórico e prático para a promoção da saúde, prevenção de doenças e manejo adequado de agravos da saúde. Ele estará apto para promover o bem estar de indivíduos, família e comunidade sob a ótica da territorialidade, integralidade, responsabilização e longitudinalidade do cuidado.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos