Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Estratégia de saúde da família atrai estudantes estrangeiros

Saúde da família foi o principal foco do estudo de duas alunas do curso de graduação em Saúde Internacional da Escola de Enfermagem e Estudos da Saúde (NHS/GU), da Georgetown University, Washington DC (EUA), apresentado como trabalho final resultante dos cerca de quatro meses que passaram com as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP.

Essa foi a primeira vez que o CSEGSF recebeu estudantes provenientes da parceria acadêmica e pedagógica estabelecida entre a ENSP e uma universidade estrangeira, por meio da Cooperação Internacional da Escola.

As alunas Anh Tuyet Vuong e Danielle Audrey Toth apresentaram, respectivamente, os trabalhos 'Integração Saúde Mental e Atenção Primária: identificando papéis e desafios no Programa de Saúde da Família' e 'A Abordagem da Violência Doméstica pela Saúde Pública do Brasil no Programa Saúde da Família' no dia 5 de setembro, no Centro de Saúde.

"Essa foi uma experiência muito rica para nós", afirmou Anh, que continuou: "trabalhei diretamente com as equipes do PSF, fiz visitas à comunidade e entrevistei moradores. Pude ver de perto como o sistema de saúde brasileiro funciona. Além disso, percebi que a implementação dos princípios de Alma-Ata está em muito bom nível".


Segundo Danielle, o período em que esteve no Centro de Saúde foi muito produtivo, em especial porque pôde aprender com a experiência de outros profissionais que trabalham na unidade. "Fomos muito bem acolhidas e recebemos a ajuda de todos para entender e aprender sobre como a saúde pública funciona no Brasil. O sistema brasileiro é cheio de peculiaridades e completamente diferente do nosso. Levarei para o meu país tudo que aprendi. Com essa nova experiência, poderemos melhorar nossos estudos e contribuir para o sistema de saúde americano", apontou a estudante.

O convênio com universidades norte-americanas foi consolidado em junho de 2008 e deverá trazer ao Brasil cerca de dez estudantes para pesquisar a estrutura e o funcionamento do SUS, as doenças mais relevantes e questões relacionadas ao alcoolismo, às drogas, à saúde ambiental, à violência doméstica e outros assuntos. O segundo acordo, que envolve a Northwestern University, está previsto para o segundo semestre de 2009 ou início de 2010.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos