Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes: eventos marcam a data em todo o país

No dia 14 de novembro, esta sexta-feira, será comemorado o Dia Mundial do Diabetes. A data, definida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), foi criada em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo.

Em 2007, a Assembléia-Geral da ONU aprovou a Resolução nº 61/225, considerando o diabetes um problema de saúde pública e conclamando os países a divulgarem esse dia como forma de alerta e os governos a definirem políticas e suporte adequados para os portadores da doença.

No Brasil, a Lei nº 11.347/2006, dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos, e materiais necessários à sua aplicação, para o tratamento de portadores de diabetes, reforçando, assim, a garantia constitucional do Sistema Único de Saúde (SUS) de atendimento universal e equânime.

Em 2008, foco é nas crianças e nos adolescentes

A cada ano o Dia Mundial do Diabetes enfoca um tema especial, como diabetes e direitos humanos, diabetes e estilo de vida e o custo do diabetes. O tema escolhido para 2007 e 2008 é Diabetes em Crianças e Adolescentes. De 2009 a 2013 o tema será Educação e Prevenção do Diabetes.

O objetivo principal da campanha 2008 é lutar para que nenhuma criança fique sem tratamento ou morra por causa do diabetes. As novas estatísticas da International Diabetes Federation (IDF) mostram que a cada ano mais de 70 mil crianças desenvolvem diabetes tipo 1. Pelo mundo, 440 mil crianças com menos de 14 anos têm diabetes tipo 1. O tipo 2, que antes se desenvolvia apenas em adultos, está aumentando com uma rapidez alarmante, especialmente entre minorias étnicas. Esse fato é decorrência da obesidade e falta de atividade física. Atualmente, mais de 200 crianças desenvolvem diabetes a cada dia.

No Rio, atividades educativas e adesão à Campanha Dia azul

Na sexta-feira, 9h às 15h, no pátio da Uerj, no Maracanã, a Sociedade Brasileira de Diabetes e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia promeverão uma ação social de conscientização no combate à doença. Em tendas montadas no local, o público receberá orientações sobre aplicação da insulina e medição de pressão arterial; diagnóstico, cuidados e fisioterapia para o pé diabético; glicemia capilar e nutrição balanceada. Médicos e técnicos do Instituto Estadual de Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede) estarão disponíveis para tirar dúvidas e encaminhar casos confirmados da doença para unidades hospitalares.

No mesmo dia, o Maracanã também será palco de uma série de atividades promovidas peda SBD e pela Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec): às 8h - Concentração para caminhada ao redor do estádio - na pista de corrida/caminhada, em frente à Estátua do Bellini; após a caminhada, o público entrará no Maracanã pelo portão 20 e ficará nas cadeiras azuis, onde poderão acompanhar a cerimônia pelo Dia Mundial do Diabetes; e às 11h, mnsagens das autoridades e participantes. Logo após, balões azuis serão soltos no meio do gramado.

No mesmo dia, o Rio de Janeiro também participará da Campanha Dia Azul, na qual mais de 550 monumentos de 25 países serão iluminados com a cor azul, para lembrar o dia mundial de combate à doença. No Rio, mudarão de cor o Cristo Redentor e a sede do Iede, no Centro. Veja a agenda de atividadades por todo o país e participe!

FOTO: Placar do Maracanã no dia 11/10 - no jogo Flamengo e Atlético Mineiro (Blog Fim de Jogo)

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos