Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Ao vivo e interativo: Canal Saúde promove debate sobre planejamento familiar

Alimentação, saúde, educação... Filho dá trabalho e custa caro. Mas, está na Constituição que todo casal tem direito a planejar sua família e também de ter acesso aos meios de evitar uma gravidez. Qual o papel dos homens no planejamento familiar? Quais os desafios para a saúde pública no que se refere à dificuldade no acesso à reprodução assistida e a métodos contraceptivos? Essas e outras questões serão discutidas no programa 'Sala de Convidados', do Canal Saúde/Fiocruz, nesta terça-feira (14/10), às 13h. Para debater e esclarecer dúvidas de telespectadores e internautas sobre políticas públicas de planejamento familiar estarão presentes no estúdio o diretor do Departamento de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde, Adson França; e Lia Zanotta, membro da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos. O 'Sala de Convidados' é apresentado por Renato Farias.

O SUS e o planejamento familiar: Dados do Ministério da Saúde revelam que há 20 anos, quando foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), a cobertura de métodos contraceptivos era de 18,8% das mulheres em idade fértil atendidas pelo SUS. Hoje, a cobertura seria de 100%. O SUS registrou, em dezembro do ano passado, aumento de 69% no número de vasectomias sem internação, se comparado ao número de procedimentos realizados em maio de 2007, data do lançamento da política. O Ministério também investe na distribuição de outros métodos contraceptivos, como os anticoncepcionais injetáveis, dispositivos intra-uterinos (DIUs), diafragmas e preservativos.

Como participar: Assista na Embratel, NBR ou internet (www.canalsaude.fiocruz.br) e dê sua opinião no chat ou pelo telefone 0800-701-8122 (ligação gratuita). Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br.

Na internet, acesse , clique na telinha com a inscrição 'ao vivo' e participe a partir do chat associado à transmissão. No caso da televisão, é necessária uma antena parabólica conectada ao aparelho. Pela Embratel, o programa será veiculado na freqüência do Canal Saúde (polarização horizontal 3.930 Ghz ou 1.220 Mhz). Para saber como sintonizar a NBR em sua cidade, acesse www.radiobras.gov.br/nbr/cidadesnbr_2004.htm ou www.radi-obras.gov.br/estatico/tv_nbr_sintonize.htm.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos